Almoço em honra do Presidente da República Popular da China

Palácio da Bolsa, Porto
27 de Outubro de 1999


É para mim uma subida honra e um grato prazer acolher Vossa Excelência nesta histórica cidade do Porto, cidade a que sabemos atribui particular significado, uma vez que se encontra geminada, já desde 1995, com essa outra grande metrópole que é Shang Hai, por cujos destinos Vossa Excelência foi responsável durante vários anos.
Centro urbano de uma vasta zona que se tem distinguido pelo seu dinamismo económico, pela excelência da expressão cultural e por um sentido cívico que, secularmente, reclama como brazão, o Porto é hoje um exemplo assinalável do Portugal moderno e do progresso que a consolidação da democracia trouxe consigo.
Shang Hai é hoje o orgulho da China e emblema singular da vontade de progresso e bem-estar do Povo chinês.
Haverá por isso, Senhor Presidente, ilustração mais elucidativa do forte relacionamento que une os nossos dois Estados e povos do que os vivos elos de cooperação e amizade que ligam estes dois municípios, separados entre si por milhares de quilómetros de distância ? Senhor Presidente, foi para nós uma satisfação imensa recebê-lo em Portugal, numa visita que permanecerá certamente como um marco histórico no quadro do intenso relacionamento bilateral entre os nossos dois países.
A forma calorosa e extremamente positiva como a deslocação de Vossa Excelência se desenrolou veio reforçar ainda mais os poderosos laços de cooperação que unem Portugal e a China, constituindo um importante incentivo ao desenvolvimento e à exploração futura de todas as suas enormes potencialidades.
Senhor Presidente, neste momento particular do relacionamento dos nosso dois países, os meus votos dirigem-se muito especialmente para o futuro. Peço assim a todos que me acompanhem num brinde:
- Pela prosperidade dos povos de Portugal e da China, incluindo a população de Macau, à qual, compreensivelmente, permaneceremos tão fortemente ligados ;
Pelo constante desenvolvimento da amizade e da cooperação luso-chinesas.