Cerimónia de Entrega dos Prémios Norte-Sul do Conselho da Europa

Assembleia da República
29 de Outubro de 1999


É para mim particularmente grato associar-me, mais uma vez, à cerimónia de entrega dos Prémios Norte-Sul. Faço-o este ano com renovada satisfação, pois conheço bem a personalidade ímpar dos dois galardoados e reconheço na sua acção política sobejada justificação para a distinção que hoje lhes acaba de ser entregue.
Ao longo dos anos, tem o Conselho da Europa prestado um justo tributo a um conjunto de figuras que empregaram o melhor do seu esforço e da sua determinação ao serviço da solidariedade entre o Norte e o Sul e contribuíram para a valorização da liberdade, da democracia, da justiça e dos Direitos do Homem.
Os nomes de Abderrhaman Youssoufi e de Emma Bonino vêm, sem dúvida, enriquecer e renovar a tradição deste Prémio.
Em Abderrhaman Youssoufi apreciamos a sabedoria, a tolerância e a solidez de um homem cuja longa carreira política foi sempre animada pelo constante afã de servir o seu Povo.
A sua incansável e determinada acção política em prol da defesa dos Direitos Humanos constitui um exemplo particularmente eloquente de coragem e de convicção. Essas qualidades, foram-lhe reconhecidas quando integrou várias organizações não governamentais e enformam hoje a conduta do Estadista que chefia o Governo de Marrocos.
Neste momento em que os marroquinos encaram com uma esperança renovada o seu futuro colectivo, as qualidades humanas, cívicas e políticas do seu Primeiro-Ministro levam-me a acreditar que os seus anseios não serão ignorados.
Emma Bonino é uma figura bem conhecida de todos os europeus. Nela, habituámo-nos a identificar a determinada e eficiente defensora das causas humanitárias que tanto tocam a opinião pública da Europa.
O seu estilo inconfundível de actuar de forma directa e e enérgica junto das populações carenciadas de tantos países afectados pela barbárie da guerra e pelas suas terríveis sequelas, tornou-a, merecidamente, num dos rostos reconhecidos da solidariedade europeia.
Não posso tão-pouco deixar de enaltecer o continuado empenho de Emma Bonino a favor da criação do Tribunal Penal Internacional, passo que viria sem dúvida significar a plena assunção por parte da Comunidade Internacional da consciência universal dos valores inalienáveis da dignidade da pessoa humana.
Senhor Presidente da Assembleia da República
Senhor Primeiro-Ministro Abdherraman Youssoufi
Senhora Deputada Emma Bonino
Senhor Representante do Secretário-Geral do Conselho da
da Europa
Senhor Presidente do Centro Norte-Sul
Minhas Senhoras e Meus Senhores
Os prémios que tive a honra de entregar aos dois galardoados deste ano testemunham a nossa homenagem e o nosso reconhecimento às suas personalidades e à sua meritória acção em favor do conjunto de valores e de princípios perenes que são a razão de ser do Conselho da Europa. Traduzem igualmente a necessária confiança na construção de um mundo mais justo e mais humano, assente nesses valores e nesses princípios.