A António Aleixo

(Prefácio para a biografia cuja edição assinala o Centenário do seu Nascimento)
19 de Maio de 1999


António Aleixo foi um homem bom, digno, fiel às suas raízes, sensível, intuitivo, inteligente e sábio, de um “saber de experiência feito”.
A sua vida, cheia de dificuldades, sofrimentos e aflições, apurou a sua inclinação natural à justiça a sua indignação contra o que está mal, o seu sentido de fraternidade e de solidariedade. Foi um homem que viveu e reflectiu intensamente, que observou, escutou e aprendeu com uma perspicácia e uma agudeza extraordinárias.
A obra poética que nos legou reflecte estas mesma qualidades. De poesia popular se trata, se por poesia popular se entender aquela que capta os ritmos da oralidade, a música das canções tradicionais e das falas, dos provérbios, dos aforismos e dos ditos, em que cristaliza a sabedoria popular.
Mas é poesia que, apesar da sua aparente singeleza, tem uma complexidade e uma profundidade notáveis.
Os versos de António Aleixo transmitem, de facto, uma filosofia de vida e uma experiência do Mundo, expressas com os recursos e os instrumentos culturais de que ele dispunha.
O fascínio que possui essa obra – de que é sinal o permanente e renovado interesse que, desde a sua primeira edição, tem despertado – assenta na autenticidade humana da sua mensagem e na capacidade invulgar de a comunicar.
Ao lermos a poesia deste cauteleiro algarvio é como se ouvíssemos a sua voz, dando-nos testemunho dos sentimentos e pensamentos que modelam a vida, nas suas grandezas e misérias, nas suas contradições e harmonias.
Neste ano em que celebramos o centenário do seu nascimento, a melhor maneira de o homenagearmos é conhecermos e divulgarmos a sua obra, a sua vida e as mensagens que uma e outra encerram.
António Sousa Duarte, que é autor de algumas biografias muito significativas e valiosas, que têm obtido justo êxito, dedicou agora o seu labor ao estudo da personalidade do poeta de “Este livro que vos deixo...”. Ainda bem que o fez!
As minhas palavras representam uma homenagem a António Aleixo, que presto em nome do Povo à qual ele pertenceu honradamente. Estou certo de que esta biografia contribuirá para que se conheça melhor o seu exemplo de dignidade, sabedoria e de inconformismo perante a injustiça e a humilhação. E também a sua confiança de que é possível criarmos mais humanos de que viver e de conviver.