A Emídio Guerreiro (No acto de agraciamento)

Lisboa
06 de Setembro de 1999


Ao condecorar, com a Grã Cruz da Ordem da Liberdade, Emídio Guerreiro, prestamos homenagem ao resistente corajoso, ao cidadão dedicado e ao político que devotou a sua vida à causa da democracia.
Homem determinado, que nunca teve medo de ser incómodo e mesmo polémico, o Prof. Emídio Guerreiro recusou sempre as várias formas de conformismo e resignação, preferindo correr riscos e aventuras.
Talvez, por isso, nos apareça, nos seus magníficos 100 anos, que hoje completa, como um símbolo da juventude de espírito que permanece para além da passagem dos anos.
Com um vigor, uma energia e uma disposição invejáveis, o Prof. Emídio Guerreiro é uma memória viva deste século e das suas vicissitudes, desilusões, esperanças e combates. A vida de Emídio Guerreiro é, verdadeiramente , uma vida de romance e nela ecoam os debates, os dramas, os desafios, os ideais, as lutas destes cem anos.
A homenagem que lhe tributamos é penhor do nosso reconhecimento pelo seu combate frontal, continuado e corajoso, em defesa da Liberdade.
Ao prestarmos esta homenagem neste dia de tão grande significado, desejamos a Emídio Guerreiro as maiores felicidades. Parabéns, Prof. Emídio Guerreiro, e obrigado pelo que fez para que Portugal fosse um país livre, de que nos orgulhamos.