A César de Oliveira

Lisboa (No lançamento do Livro “Do Marcelismo ao Fim do Império”)
28 de Outubro de 1999


Como disse no Prefácio do livro, César de Oliveira estava ligado a este projecto como cientista e como cidadão, pois aqui se expressam aquilo que era caro ao seu espirito como historiador e o que era grato ao seu coração como homem, como português e como democrata.
É por isso que esta obra em três volumes é a melhor homenagem que podemos prestar à sua memória, prosseguindo o labor que era o dele, e que ele julgava útil para o País, e retomando os valores morais e intelectuais que foram os seus e deram sentido à notável acção que desenvolveu como político, professor e investigador.
Com a coordenação tão rigorosa de Brandão de Brito e com a colaboração de prestigiadas figuras da nossa historiografia e da nossa cultura “Do Marcelismo ao Fim do Império” representa um valioso instrumento de conheciemtno do que somos e do que fomos recentemente.
Saúdo, por isso, todos os autores da obra, felicitando também os seus editores por esta ambiciosa aposta. A democracia portuguesa, que César de Oliveira ajudou a fundar e a construir, fica mais rica com este trabalho exisgente e profundo.
Ao lembrarmos, hoje, aqui, César de Oliveira, fazemo-lo com o afecto que ele punha em tudo o que fazia. Entre amigos, podemos dizer que César continua connosco.