Banquete em Honra da Princesa da Tailândia, Maha Chakri Sirindhorn

Palácio da Bolsa, Porto
03 de Abril de 2000


Alteza Real,

Constitui para mim motivo de grande satisfação acolher Vossa Alteza em terras portuguesas, satisfação redobrada por tal ocorrer na histórica cidade do Porto, exemplo paradigmático do Portugal moderno, onde a tradição, a identidade cultural e um elevado sentido cívico se aliam a um apreciável dinamismo económico e a um espírito empreendedor e de inovação.

É pois muito diferente o Portugal de hoje, Alteza, daquele que Suas Majestades os Reis da Tailândia visitaram, há exactamente quarenta anos. Os fortes laços de amizade que unem os nossos dois povos e Estados, esses, felizmente, mantiveram-se inalterados, senão reforçados e prova disso é a presença de Vossa Alteza em Portugal, que, pelo seu particular significado, muito apreciamos.

Tive oportunidade, em Dezembro do ano passado, de visitar também a Tailândia, embora não tão extensivamente como desejaria. Tive então oportunidade de apreciar os notáveis níveis de desenvolvimento económico do país, bem como a forma magnífica como os atributos do progresso são ali aliados às mais proverbiais hospitalidade e delicadeza de trato. Guardo dessa visita, a primeira de um Chefe de Estado português às terras do Sião, uma forte e indelével impressão.

Alteza,

As relações de amizade que unem Portugal à Tailândia mergulham as suas raízes nos primórdios do século XVI, não tendo deixado de se reforçar e desenvolver a longo dos tempos. Que dois Estados tão distantes e de culturas tão distintas, tenham mantido uma ligação tão profunda, ao longo de um tão alargado período de tempo, é um facto notável, julgo que invulgar na história das civilizações e a que as razões imponderáveis que geram os afectos não serão alheias.

O legado que nos foi deixado pelo passado é pois valioso, mas também gerador de responsabilidades. Saibamos, Alteza, potenciar essa herança, explorando todas as suas virtualidades e alargando o nosso relacionamento comum a novas vertentes e áreas de acção. Conheçamo-nos ainda melhor, vejamo-nos com novos olhos e projectemos no futuro as mais valias de que dispomos.

A presença de Vossa Alteza em Portugal, estou certo, constituirá um valioso contributo para essa redescoberta mútua de Portugal e da Tailândia, que tanto desejamos e de que tanto teremos a beneficiar.

Formulando votos de uma óptima estadia em terras portuguesas, permita-me Alteza que levante o meu copo à saúde e bem estar de Sua Majestade o Rei Rama IX e de toda a Família Real, bem como à prosperidade do povo tailandês e à amizade que liga os nossos dois países.