Acto de Agraciamento com o grande Colar da Ordem do Libertador pelo Presidente da República da Venezuela

Casa Amarila-Caracas
10 de Novembro de 1997


Quero agradecer-lhe muito sensibilizado, Senhor Presidente, a alta condecoração com que me acaba de agraciar, o grande colar da Ordem do Libertador, insígnia que muito me honra e gratifica.
Concretizando o convite que Vossa Excelência me endereçou para efectuar uma visita oficial à Venezuela - convite que penhoradamente agradeço - encontro-me nesta terra com o sentimento de quem está num país amigo e admirado.
Amizade e admiração que é o resultado natural de relações fraternas entre os nossos povos que permitiram a dezenas de milhares de portugueses encontrar na Venezuela uma nova Pátria tão merecedora do seu carinho e dedicação como a Terra-Mãe de onde um dia partiram.
E desde logo quero aproveitar esta oportunidade para, através de Vossa Excelência, Senhor Presidente, saudar o Povo Venezuelano e reiterar-lhe de viva voz o nosso profundo agradecimento pela cordial hospitalidade e generoso acolhimento dado pela Venezuela à comunidade portuguesa neste país.
A Venezuela e Portugal encontram vastos pontos de convergência nos princípios por que se regem e que sintetizarei na defesa e aprofundamento dos valores democráticos, na garantia e efectividade dos direitos do homem e das liberdades públicas e na prossecução dos esforços com vista a assegurar o harmonioso desenvolvimento das relações políticas e económicas internacionais.
Não admira assim que, no âmbito da União Europeia, Portugal se norteie sempre pelo favorecimento da aproximação entre a Europa e a América do Sul, reforçando as expressivas relações de cooperação já existentes.
Esta convergência de perspectivas facilitará decerto a intensificação e aprofundamento da nossa colaboração bilateral por forma a que as nossas relações nos domínios económico, comercial e cultural correspondam à excelência do nosso relacionamento político e à indefectível amizade que une os nossos dois povos.
Gostaria de finalizar reiterando os meus sinceros agradecimentos pela alta condecoração com que Vossa Excelência me acaba de distinguir, gesto este que muito me honra e gratifica e cujo profundo e simbólico significado plenamente reconheço em toda a sua dimensão política e institucional.
Muito obrigado Senhor Presidente