Cerimónia de Posse do Procurador-Geral da República

Palácio de Belém
09 de Outubro de 2000


Excelências


No dia em que tem lugar o rito da sucessão no cargo de Procurador Geral da República, quis atribuir a V.Exª, Senhor Dr. Cunha Rodrigues, a Grã Cruz da Ordem Militar de Cristo.

E quis assim, porque, ao longo de dezasseis anos de mandato, interpretou V.Exª, de modo constante e exemplar, a ideia de serviço – serviço à Justiça e ao Ministério Público, e por via deles, serviço à comunidade e à República.

É V.Exª, todos o reconhecem, um homem de cultura - a dos valores e a das leis. Como todos reconhecem em V.Exª o sentido de missão de Estado com que desempenhou as altas funções de Procurador Geral da República.

No mandato que agora cessou, foi decisiva, cumpre afirmá-lo nesta hora, a acção de V.Exª na construção e consolidação de um Ministério Público moderno, que serve o Estado e os cidadãos e constitui elemento essencial do Estado de Direito.

Como é próprio do mérito, teve V.Exª a felicidade de suscitar, na sua acção, ora aplauso, ora controvérsia.

Cada tempo tem seu juízo.

A Cruz de Cristo que vou impôr a V.Exª simboliza o juízo, sem qualquer reticência, da República a que presido. O demais é com a História na sua pluralidade, como sempre acontece quando valeu a pena.

Em nome da República, bem haja, Senhor Conselheiro Cunha Rodrigues!