NOTA INFORMATIVA CSDN

Lisboa
04 de Fevereiro de 2005


O Conselho Superior de Defesa Nacional reuniu em sessão ordinária, tendo analisado e aprovado uma alteração, apresentada pelo Governo, da missão a desempenhar pelas Forças Armadas no Afeganistão, no quadro geral da política sobre as Forças Nacionais a destacar no corrente ano, política esta que foi já objecto de deliberação deste Conselho na sessão do passado dia 21 de Outubro. A alteração agora aprovada, confirma a presença de uma aeronave C-130, e elementos de apoio, e a disponibilidade de uma Companhia, integrada nas Forças de Reacção Rápida da NATO, para actuação naquele País, a partir de Agosto de 2005, durante seis meses.

O Conselho deliberou concordar com a nomeação de militares, oficiais e sargentos, para a formação e treino, em Nápoles, no âmbito da NATO TRAINNING MISSION, com vista à ulterior formação das forças armadas iraquianas no Iraque, no contexto dos compromissos internacionais assumidos por Portugal.

O Conselho, no âmbito das suas competências administrativas, confirmou:

- A promoção a contra-almirante dos capitães - de - mar- e - guerra Reinaldo Silva e Castro e Luís Carlos Calceteiro Serafim.

- A promoção a major-general, dos coronéis Manuel António Meireles Carvalho (já graduado neste posto), João Nuno Jorge Vaz Antunes ( já graduado em brigadeiro-general), Joaquim Formeiro Monteiro, Artur Augusto de Meneses Moutinho, António José Maia de Mascarenhas, António Carlos de Sá Campos Gil e António Jacinto Machado Alves de Matos.

- A graduação em brigadeiro-general do coronel de Infantaria Victor Manuel Amaral Vieira, para desempenhar o cargo de chefe dos oficiais de ligação no Kosovo.

Lisboa, 4 de Fevereiro de 2005