Nota Informativa do Conselho de Estado

Palácio de Belém
15 de Julho de 2005


O Conselho de Estado, reunido hoje, no Palácio de Belém, sob a presidência de Sua Excelência o Presidente da República, analisou a actual situação europeia, abordando nomeadamente as suas causas, as perspectivas de evolução e as suas implicações para Portugal.

O Presidente da República convidou o Senhor Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros a participar nesta reunião do Conselho de Estado.

Os Senhores Conselheiros procederam ao exame das dificuldades que a União Europeia actualmente atravessa e avaliaram as suas consequências para Portugal, quer no âmbito interno, da política de desenvolvimento do país, quer para a política externa portuguesa.

O Conselho debruçou-se ainda sobre a questão específica do Tratado Constitucional europeu, à luz do processo da sua ratificação e das dificuldades decorrentes dos resultados negativos dos referendos em França e nos Países Baixos, bem como sobre a melhor forma de Portugal dar seguimento à decisão do Conselho Europeu de continuar a reflexão para um aprofundamento da discussão europeia e das questões que se colocam à Europa em geral e a Portugal em particular.

O Presidente da República anunciou que voltará a convocar o Conselho de Estado sobre este tema, na sequência do debate que a Assembleia da República, o Governo, os Partidos Políticos e a sociedade portuguesa na sua diversidade não deixarão de promover.

Palácio de Belém, 15 de Julho de 2005