NOTA INFORMATIVA CSDN

Lisboa
03 de Novembro de 2005


O Conselho Superior de Defesa Nacional reuniu em sessão ordinária, tendo analisado a situação das forças nacionais destacadas em missões no estrangeiro.

O Conselho, no âmbito das suas competências administrativas, confirmou as seguintes promoções:

- a vice-almirante, os contra-almirantes Rui Cardoso de Telles Palhinha, Fernando Manuel de Oliveira Vargas de Matos, Fernando José Ribeiro de MeIo Gomes ( já graduado em vice-almirante) e José Augusto de Brito.

- a contra-almirante, os capitães-de-mar-e-guerra José Manuel Penteado Silva Carreira, João da Cruz Carvalho Abreu e Delfim Guimarães Tavares de Almeida.

- a major-general, os coronéis Victor Manuel Amaral Vieira ( já graduado em brigadeiro-general ), Edorindo dos Santos Ferreira, José Artur Paula Quesada Pastor, Francisco António Correia, Rui António Faria de Mendonça, Rui Mora de Oliveira, João Pedro Azevedo de Oliveira e António José Ribeiro da Silva.

O Conselho confirmou ainda a graduação em major-general do coronel Carlos Henrique Pinheiro Chaves.

Nesta sessão, foi apresentada, conforme estipula a Lei de Defesa Nacional e das Forças Armadas, uma proposta, pelo Sr. Ministro da Defesa Nacional, relativa à componente fixa do sistema de forças. A proposta foi debatida e votada, tendo sido aprovada por unanimidade. Ficou, deste modo e com esta deliberação, definida a componente fixa do Sistema de Forças Nacional

Lisboa, 03 de Novembro de 2005