Nota Informativa do CSDN

Palácio de Belém
26 de Junho de 2003


O Conselho Superior de Defesa Nacional reuniu em sessão ordinária para, nos termos da Lei de Defesa Nacional e das Forças Armadas, se pronunciar sobre o Protocolo de Adesão da BULGÁRIA, ESLOVÁQUIA, ESLOVÉNIA, ESTÓNIA, LETÓNIA, LITUÂNIA e ROMÉNIA à Organização do Tratado do Atlântico Norte, tendo deliberado, por unanimidade, dar parecer favorável.

O Conselho foi informado sobre a situação das Forças Armadas Portuguesas que se encontram em missões de paz no estrangeiro, tendo também sido consultado e dado parecer favorável sobre a participação de oficiais das Nossas Forças na operação da União Europeia, na República Democrática do Congo.

O Conselho foi informado pelo Governo sobre a preparação da Força da Guarda Nacional Republicana que integrará a Força Multinacional de Estabilização no Iraque.

O Conselho, no âmbito das suas competências administrativas, confirmou as seguintes promoções:

- A tenente-general, os majores-generais Eduardo Alberto Madeira Velasco Martins, Francisco António Fialho da Rosa, António Luís Ferreira do Amaral e o tenente- general, graduado, Carlos Manuel Mourato Nunes.

- A major-general, os majores-generais, graduados, João Gilberto de Mascarenhas Souza Soares da Motta e Rui Alexandre Cardoso Teixeira e os coronéis João Carlos Ferrão Marques dos Santos, Adelino de Matos Coelho, Carlos Manuel Chaves Gonçalves, Carmelino Monteiro Mesquita e Manuel António Apolinário.