Brinde de SEXA PR por ocasião da visita a Portugal do Presidente da Sérvia e Montenegro, Sr. Svetozar Marovic

Palácio de Belém
03 de Novembro de 2003


Senhor Presidente
Senhores Ministros
Minhas Senhoras e meus Senhores

A presença de Vossa Excelência em Portugal constitui para mim motivo de satisfação. Ao recebê-lo em Lisboa quero significar a vontade de Portugal em contribuir para pôr cobro ao relativo isolamento internacional a que a União da Sérvia e Montenegro tem sido votada e em restabelecer com o vosso país relações bilaterais mais estreitas e amistosas.

A martirizada história do vosso país desde o final da guerra fria deixou sequelas que demorarão tempo a ser ultrapassadas. Creio, todavia, que a União da Sérvia e Montenegro conseguiu já virar uma página da sua história que foi tragicamente marcada pela guerra, tendo enveredado, agora, pelo caminho da colaboração com as instâncias internacionais, pela normalização das relações com os seus vizinhos e pela democratização da sua vida política.

Não minimizo os escolhos e as dificuldades que se atravessam no vosso caminho. Com efeito, ao contemplarmos a situação na região dos Balcãs em que o vosso Estado se insere, deparamo-nos com numerosos problemas por resolver: o traçado das fronteiras não está consolidado, a reconciliação entre povos desavindos dá os seus primeiros passos, a reabilitação de economias arruinadas por anos de guerra e de sanções está ainda no seu início.

Não obstante, estou em crer que a vossa opção pela paz, pela democracia, e pela integração progressiva nas estruturas euro-atlânticas é firme e decidida. Conhecedor das capacidades dos povos sérvio e montenegrino, tantas vezes demonstrada ao longo da história, confio que, com a ajuda da Comunidade Internacional, conseguirão vencer os enormes desafios que têm pela frente.

Para essa tarefa de tão grande importância para a estabilidade da Europa, Portugal continuará a dar um contributo empenhado, à medida das suas possibilidades. Importa, desde já, reconstituir o quadro normativo do nosso relacionamento, aprofundar o diálogo político, incentivar o desenvolvimento das nossas relações económicas. A visita de Vossa Excelência é um contributo importante nesse sentido. Espero que outros lhe possam em breve suceder.

Termino, pois, levantando o meu copo para formular um brinde à saúde de Vossa Excelência, ao desenvolvimento das relações entre os nossos dois Estados e à paz e crescente prosperidade da União da Sérvia e do Montenegro.