Discurso de SEXA PR no inicio da Visita à Turquia


15 de Setembro de 2003


Senhor Presidente

Ao iniciar esta Visita de Estado à Turquia, quero começar por lhe agradecer, Senhor Presidente, o convite com que me distinguiu e honrou e exprimir-lhe a minha profunda satisfação por estar aqui presente numa missão que tem por objectivo primordial reforçar a amizade entre os nossos dois países e povos.

Situada na confluência de várias civilizações, depositária e herdeira de um passado histórico sem igual, a República da Turquia, pela influência determinante do seu fundador, Mustafa Kemal Ataturk, empreendeu no século XX uma grande e difícil obra de modernização e democratização que a colocou inequivocamente na via da Europa.
A aceitação pela União Europeia da candidatura à adesão da Turquia — decisão de alcance histórico, que Portugal apoiou sem hesitações — constitui um reconhecimento muito importante do imenso esforço levado a cabo pela nação turca, bem como um poderoso estímulo para a sua continuação.

Como aliados que somos no âmbito da NATO e como futuros parceiros no âmbito da União Europeia, temos tudo a ganhar em estreitarmos as nossas relações, aprofundarmos o nosso conhecimento mútuo, desenvolvermos os contactos a todos os níveis entre os nossos Governos e sociedades civis.

É esse o objectivo desta vista. Tenho a convicção que ela dará um importante contributo para o desenvolvimento das nossas relações, que estiveram, nos últimos anos, um tanto ou quanto adormecidas. Por isso me faço acompanhar por uma importante delegação, cujas múltiplas actividades irão proporcionar, estou certo, férteis terrenos de entendimento, de que ambos tiraremos benefício, seja nas artes, nos negócios ou na política.

Nas conversações que terei hoje com as autoridades turcas, em primeiro lugar com Sua Excelência o Presidente Ahmet Sezer e, esta tarde, com o Senhor Primeiro Ministro, o Presidente do Parlamento e o líder da oposição, iremos passar em revista as nossas relações bilaterais, o relacionamento da Turquia com a União Europeia e a situação de segurança na região, na qual o vosso país desempenha, como é sabido, um papel de primeira importância.

Esta visita será também ocasião para descobrir alguma da extraordinária herança cultural e beleza da Turquia e naturalmente, para dar a conhecer aos vossos compatriotas um pouco de Portugal, da sua pujança económica, da sua variada oferta turística, da sua cultura musical e artística.

Nesta época de globalização, em que a distância conta cada vez menos, países como Turquia e Portugal, que são aliados e futuros parceiros, que se regem por valores democráticos, que estão profundamente empenhados em consolidarem o seu processo de desenvolvimento, que não têm qualquer contencioso, têm tudo a ganhar em aprofundarem a amizade que os une. É esse o propósito que me anima ao iniciar esta visita pelo vosso belo e fascinante país.