Encerramento Seminário Económico

Eslovénia
09 de Abril de 1999


Senhores Membros do Governo Esloveno e Português,
Senhores empresários,
 
Associo-me com particular satisfação a esta iniciativa que visa reforçar o conhecimento mútuo e a cooperação entre a Eslovénia e Portugal, numa área particularmente importante para o progresso dos nosso dois países e para o desenvolvimento da Europa no seu conjunto.

Conhecemos todos bem as transformações ocorridas a nível mundial nas economias e nas sociedades em geral, a sua crescente interligação e o alargamento espacial dos mercados, assim como os problemas de adaptação que colocam.

Os mercados protegidos deixaram de existir e as empresas não podem já crescer e manterem-se à sombra da protecção estatal. Para que possam progredir, têm de enfrentar a concorrência internacional, conquistar mercados no exterior, encontrar parceiros em outros países, estabelecer com eles formas de colaboração flexíveis e diversificadas.

São exigências que se têm colocado de forma crescente às empresas portuguesas, e às quais, muitas delas - bem representadas aliás nesta reunião - têm sabido responder com eficácia, adaptando-se ao novo modelo de funcionamento da economia mundial e aproveitando as oportunidades que ele oferece.

As apresentações que decorreram ontem à tarde e esta manhã, no quadro deste seminário, ilustraram as experiências e perspectivas de um e outro país face a estes novos desafios, apontando pistas para uma melhor utilização das potencialidades respectivas.

Portugal é hoje um país moderno, que soube, em larga medida, ultrapassar o atraso estrutural herdado de uma economia fechada imposta por um regime político autoritário e retrógrado.

Reconquistada a liberdade e a democracia, há vinte cinco anos, pudemos iniciar o processo que nos permitiu reintegrarmo-nos plenamente na Europa e beneficiar do espaço de desenvolvimento, de progresso, que ele oferece. Beneficiámos, como a Eslovénia vai beneficiar, da solidariedade dos nossos parceiros, de apoios importantes à modernização da nossa economia, à nossa adaptação ao funcionamento do espaço comunitário.

Mas os apreciáveis resultados que vimos conseguindo sé teriam sido possíveis com o nosso próprio esforço, com a mobilização das nossas capacidades. Como costumo dizer, "ninguém fará por nós o nosso trabalho de casa" !

Adquirimos, quer no que se refere à modernização do nosso tecido produtivo, ou ao funcionamento do mercado comunitário, quer ainda no que respeita às negociações comunitárias nos mais variados domínios, uma larga experiência.

Uma experiência que está naturalmente à disposição dos nossos parceiros eslovenos, e que será certamente útil no quadro do reforço das nossas relações económicas bilaterais. Os nossos empresários têm de todas estas questões um conhecimento directo, baseado numa vivência de muitos anos.

Portugal sempre apoiou, sem reservas, o alargamento da União Europeia, e faremos tudo ao nosso alcance para manter a dinâmica deste processo.

A aceleração da harmonização da legislação eslovena relativamente ao acervo comunitário bem como a crescente abertura da economia da Eslovénia e a sua integração no mercado comunitário, constituem factores muito positivos que não deixarão de ser avaliados pela instâncias apropriadas da União.

É particularmente importante que o ritmo deste processo seja mantido, em termos quantitativos e qualitativos, por forma a consolidar a posição eslovena no quadro das negociações de adesão e permitir a sua conclusão dentro de um calendário razoável, como todos desejamos.

Portugal está empenhado em aprofundar as suas relações com a Eslovénia em todas as áreas e a todos os níveis. Temos um excelente relacionamento político e partilhamos crescentemente o mesmo espaço e o mesmo mercado.

Há que aproveitar estas circunstâncias e procurar novas complementaridades, explorar novas oportunidades, promover as nossas trocas, desenvolver parcerias, reforçar o nosso conhecimento e cooperação nas áreas económica, comercial e financeira.

A minha visita à Eslovénia, acompanhado de um número tão expressivo de empresários portugueses, representativos de sectores muito importantes da nossa economia, testemunha do nosso empenho que, estou certo, é partilhado pelos agentes económicos eslovenos.

Este encontro não pode, nem deve, constituir uma iniciativa isolada. No ano passado, a Câmara de Comércio da Eslovénia promoveu aqui um seminário sobre Portugal e a EXPO 98.

No seguimento da minha visita e da realização deste seminário económico, será a vez de empresários eslovenos se deslocarem a Portugal para se aperceberem mais directamente da realidade do nosso país e prosseguirem o trabalho já iniciado com os seus parceiros portugueses. Espero que esta missão se concretize já em Junho.

Faço sinceros votos para que destes encontros resulte o reforço do nosso conhecimento mútuo e da nossa cooperação económica, contribuindo para o progresso dos nossos povos e para a construção de uma Europa mais próspera, mais coesa e mais solidária.
 
 
Muito obrigado.