Brinde de Sua Excelência o Presidente da República, no almoço de trabalho em honra de Sua Excelência o Presidente da Croácia, Stjepan Mesic

Palácio de Belém
05 de Abril de 2004


Senhor Presidente,
Senhor Ministro dos Negócios Estrangeiros
Senhor Secretário de Estado dos Assuntos Europeus
Minhas Senhoras e meus Senhores

É com grande satisfação que, em nome do Povo Português e em meu nome pessoal, apresento a Vossa Excelência as boas-vindas, formulando votos para que esta sua primeira visita a Portugal constitua um contributo muito positivo para o aprofundamento das relações de amizade e de cooperação entre os nossos dois povos.

Após os anos sombrios e extremamente dolorosos que marcaram a história da independência da Croácia, o início deste século tem-se revelado auspicioso. Os actos eleitorais que tiveram lugar em 2000 permitiram ao povo croata virar uma página importante da sua história e encontrar razões acrescidas para apostar na construção de um país de futuro.

Quero, antes de mais, saudar os impressionantes progressos realizados na via da democracia, da paz, do desenvolvimento e da tolerância.

Quero, depois, incentivar os nossos amigos croatas a seguirem firmemente este rumo por forma a levar a bom porto o vasto projecto de reformas que livremente escolheram realizar e a que têm dedicado, com sucesso, tantos esforços. Há, agora, que consolidar e aprofundar os resultados obtidos no âmbito do Estado de Direito, da Democracia política, da protecção das minorias, do desenvolvimento económico e da afirmação da Croácia no seio da Comunidade Internacional como parceiro activo e empenhado.

Senhor Presidente

Dentro de poucas semanas dar-se-á um passo decisivo na reunificação da Europa.

Portugal sempre foi um firme apoiante do alargamento, quer da NATO quer da União Europeia. Fazêmo-lo, não só por convicção, mas por coerência e por dever de solidariedade. Porque acreditamos numa Europa aberta, unida em torno de um projecto político e de uma comunidade de valores. Neste sentido, a integração dos países da Europa do Sudeste, será essencial para completar a prazo o ciclo da unificação do conjunto das democracias europeias.

É pois com grande satisfação que verificamos a determinação e o empenho da Croácia na sua candidatura à União Europeia, que apoiamos plenamente. Não tenho quaisquer dúvidas de que o futuro da Croácia se encontra na União Europeia e que esta conta com a Croácia para servir de polo de paz e de estabilidade para os outros países dos Balcãs..

A região da Europa do Sudeste tem ocupado nos últimos anos um lugar importante no âmbito da política externa portuguesa. Como membro da União Europeia, da NATO e da OSCE, Portugal tem apoiado e participado nas iniciativas destinadas a acelerar o processo de aproximação dos países balcânicos à União Europeia, a consolidar a paz, a segurança e a prosperidade da região.

No plano bilateral, foi justamente o carácter prioritário do nosso relacionamento com a Croácia que nos levou, em 1999, a abrir uma Embaixada em Zagreb. Do ponto de vista político, mantemos excelentes relações. Mas, importa agora desenvolver a nossa cooperação no campo económico, comercial e cultural.

Por exemplo, poderemos contribuir com a nossa experiência em matéria de integração europeia para acelerar a preparação da Croácia para a adesão à União Europeia. Estamos abertos a cooperar com as autoridades e instituições da Croácia. Pode contar, Senhor Presidente, com a nossa disponibilidade para partilhar os nossos conhecimentos e políticas de sucesso bem como para evitar erros cometidos no passado.

Estou certo de que, se unirmos os nossos esforços, conseguiremos criar condições para aprofundar as relações luso-croatas. Até porque, como poderia ter dito, o grande pensador Predrag Matvejevitch, é na “identidade do fazer” que devemos apostar para a aproximar os povos.

Quero terminar esta intervenção, reiterando as boas vindas a Vossa Excelência, saudações que, naturalmente, são extensivas à comitiva que o acompanha.

Peço a todos que me acompanhem num brinde pelas felicidades pessoais de Sua Excelência o Presidente da República da Croácia, pelo fortalecimento dos laços de cooperação e de amizade entre os nossos dois povos e países.