Discurso do Presidente da República por ocasião por ocasião da cerimónia de agraciamento da Selecção Nacional 2004

Palácio de Belém
05 de Julho de 2004


As minhas primeiras palavra são, naturalmente, de calorosas felicitações: parabéns a todos vós, jogadores e equipa técnica, pela alta qualidade e o grande mérito demonstrados. É claro que gostaríamos todos de ter ganho, mas temos que estar orgulhosos do que fizemos.

Foram três semanas inesquecíveis. O país mobilizou-se como nunca o tinha feito. Nas janelas, nos automóveis, nos rostos, o vermelho e o verde foram um testemunho permanente de apoio, de expectativa, de esperança, de alegria, de orgulho. Portugal celebrou, dentro e fora de campo, a grande festa do futebol, numa organização que foi elogiada em todo o Mundo e classificada, pela própria, UEFA como a melhor de sempre. Portugal ganhou este desafio tão exigente!

Ganhou o reconhecimento internacional, ganhou no fair-play e na hospitalidade com que recebeu os milhares de pessoas que nos visitaram! E ganhou, porque soube mais uma vez, que é capaz de realizar grandes projectos.

Hoje, quero distinguir o valor desportivo, o talento, a dedicação, o esforço, o vosso percurso. Quero saudar os que chegaram à Selecção, os que continuarão e aqueles que anunciaram partir. Todos são merecedores da nossa admiração e profundo reconhecimento. Os vossos nomes ficam ligados a um feito desportivo nunca antes alcançado: chegar a uma final de um Campeonato Europeu.

Quando, na passada quarta-feira, vos enderecei o convite para aqui virem hoje, fi-lo na convicção de que, independentemente do resultado de ontem, esta distinção já era amplamente merecida. Continuo a pensar o mesmo. As lágrimas que ontem, no final do jogo, vi nos vossos rostos confirmaram o vosso sentido de auto-exigência, a vossa consciência do dever, o vosso patriotismo. Por isso, digo vos de novo: parabéns!

Dentro de alguns dias, irei distinguir também os responsáveis que, fora de campo, tornaram possível esta organização. Aqueles que conseguiram e aqueles que concretizaram este grandioso projecto!

Unidos em torno da sua selecção, os portugueses vibraram e mostraram o seu patriotismo. É preciso saber aproveitar esse impulso e essa energia para outros projectos, outras tarefas, outras ambições. Eu sei que estes dias são como a festa nas nossas vidas – não substituem o esforço necessário para enfrentarmos e resolvermos outros problemas. Mas sei ainda que a renovação das energias se faz também com acontecimentos simbólicos e mobilizadores. Com este Euro, Portugal projectou a sua imagem no Mundo. O vosso contributo foi decisivo.

Viva a Selecção Nacional!
Viva Portugal!