Sessão de Boas-Vindas na Câmara Municipal do Luxemburgo

Câmara Municipal do Luxemburgo
28 de Setembro de 2004


Bem haja, Senhor Presidente da Câmara, pelas amáveis palavras de boas-vindas que acaba de me dirigir e por este tão simpático acolhimento que honra Portugal e os Portugueses.

Com esta minha visita quero homenagear os habitantes desta bela e tão bem conservada cidade do Luxemburgo assim como testemunhar a minha forte convicção quanto ao papel essencial das cidades na construção de uma Europa mais solidária, com instituições mais próximas dos seus cidadãos.

As municipalidades constituem hoje uma preciosa ptataforma de entendimento e coordenação entre diversas instâncias públicas e privadas e os cidadãos.

É assim que vemos na agenda dos órgãos municipais questões de ambiente e segurança, problemas de preservação do património, projectos que articulam educação e cultura, preocupações com o emprego, a integração social e das minorias, e até, com a cooperação internacional.

A escola, a saúde, os jovens, a velhice, a família, a toxicodependência, por exemplo, são temas com os quais as autarquias se acham envolvidas. Cabe-lhes fazer face, em primeira linha, a muitos dos graves problemas com que as nossas sociedades modernas se defrontam. Delas depende, em grande medida, a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, do tecido urbano e a convivência sempre mais harmoniosa entre as comunidades.

A cidade do Luxemburgo tem sabido corresponder com acerto a este desafio, constituindo um caso feliz de reconquista de um novo equilíbrio entre o indivíduo e a comunidade, entre a modernidade e a tradição, uma harmonia onde reside de alguma forma o segredo do sucesso e do encanto das cidades como esta capital.

Por experiência própria, sei bem quanto a gestão diária da vida de uma cidade é complexa bem como quão específicas e legítimas são as exigências colocadas pelos cidadãos às suas municipalidades. Mas, sei igualmente que é esta proximidade dos eleitores e a sua participação activa que torna as funções de Munícipe tão gratificantes e exaltantes.

Fazendo-me intérprete dos meus inúmeros compatriotas que vivem na cidade do Luxemburgo, quero manifestar-lhe, Senhor Presidente da Câmara, o seu reconhecimento e apreço pela hospitalidade e o acolhimento que esta cidade lhes tem reservado contribuindo para a sua harmoniosa integração na comunidade.

Reitero-lhe, Senhor Presidente, os meus agradecimentos e desejo-lhe a si, aos seus colegas e a todos os habitantes do Luxemburgo, todos os sucessos.