Jantar oferecido em honra do Presidente da Federação Russa, Vladimir Putin

Palácio Nacional da Ajuda
23 de Novembro de 2004


Senhor Presidente
Minhas Senhoras e meus Senhores

Constitui para mim uma honra e motivo de grande satisfação receber Vossa Excelência em Portugal. Esta visita tem um alto significado, por ser a primeira de um Chefe de Estado russo a Portugal. Interpretamos a presença de Vossa Excelência em Portugal como um gesto de amizade e uma prova de interesse no reforço e aprofundamento das nossas relações bilaterais. Pela nossa parte, tudo faremos para corresponder a esse gesto e concretizar as oportunidades abertas por esta visita.

Nesta ocasião, não posso também deixar de recordar a magnífica visita que tive o privilégio de realizar à Rússia em Dezembro de 2001 e as conversações que, nessa altura, mantivemos. Ao reunir-me hoje de novo com Vossa Excelência, pude mais uma vez comprovar a acuidade dos pontos de vista expressos pelo Senhor Presidente, bem como a abertura e a franqueza com que são expostos. As nossas conversas, posso afirmá-lo, foram muito proveitosas, contribuindo para um melhor esclarecimento mútuo e permitindo constatar que existe entre nós uma grande convergência de pontos de vista.

Ao receber Vossa Excelência em Portugal, apraz-me sublinhar que a Federação Russa é hoje um país politicamente estável e economicamente dinâmico e um parceiro estratégico da União Europeia e da Aliança Atlântica. Estamos também empenhados numa luta colectiva contra o terrorismo internacional, que constitui um dos mais graves desafios com que a Comunidade Internacional está confrontada.

A Federação Russa é um país que admiramos, pela sua extraordinária contribuição para a cultura ocidental, e com o qual temos já, e desejamos desenvolver ainda mais, relações de amizade e estreita cooperação. A declaração conjunta emitida pelos nossos dois países no âmbito desta visita exprime com clareza os princípios em que assenta essa cooperação - o respeito pela democracia, pelo Estado de Direito e pelos direitos humanos - e aponta caminhos para a respectiva concretização, no âmbito das trocas económicas, do turismo, da cultura e da língua. Estou certo que, sob impulso decisivo de Vossa Excelência, poderemos avançar, traduzindo em realidade concreta o objectivo que nos anima de aproximar a Rússia e Portugal.

Quero pois aproveitar esta ocasião para saudar a presença de Vossa Excelência entre nós, levantando o meu copo num brinde à saúde de Sua Excelência o Presidente Vladimir Vladimirovich Putin, à prosperidade da grande nação russa e ao desenvolvimento das relações entre os nossos dois países e povos.