Cerimónia Comemorativa do I Centenário do Rotary International

Estoril
13 de Fevereiro de 2005


Senhor Governador do Distrito Rotário 1960
Senhor Governador do Distrito Rotário 1970
Membros da Mesa de Honra
Convidados
Rotários
Minhas Senhoras
Meus Senhores

Os meus sinceros parabéns ao Rotary Internacional pelo I Centenário que hoje ocorre. Em 166 países rotários vão ter lugar, ao longo do dia de hoje, milhares de iniciativas, de que esta no nosso País é uma importante expressão de memória, de presença, de reconhecimento e de vitalidade do movimento rotário em Portugal.

Como associação humanitária não-partidária e não-confessional, o movimento rotário reúne pessoas de várias opiniões, profissionais de diferentes áreas de actividade, líderes nas suas áreas de actuação, unidos por um ideal humanitário e pelo fomento de elevados padrões de ética em todas as profissões, ajudando ao estabelecimento de uma cultura de paz e boa vontade no mundo.

Assinalando este dia, presto a minha homenagem à acção centenária do Rotary Internacional, condecorando-o nesta cerimónia como Membro Honorário da Ordem de Mérito, com a qual o Estado Português distingue actos ou serviços meritórios praticados no exercício de funções, públicas privadas, que revelem desinteresse e abnegação a favor da colectividade.

O Rotary presta inúmeros serviços às comunidades, particularmente às mais carentes. Entre muitas outras campanhas, o Rotary é reconhecido mundialmente como agente da cooperação pública e privada com vista à erradicação da poliomielite. Mantém, por tudo isto, um importante estatuto junto do Conselho Económico e Social das Nações Unidas e da UNESCO. É reconhecido, igualmente, o êxito dos Programas Educacionais da Fundação Rotária, particularmente o Programa de Bolsas Educacionais.

Com o seu lema “Dar de Si Antes de Pensar em Si”, todas as semanas, ao longo do nosso País, alguns milhares de cidadãos, organizados em dezenas de clubes rotários, dedicam-se, há anos e sem interrupções, a um voluntariado activo, baseado num espírito solidário e fraterno, contribuindo, junto das suas comunidades de proximidade, para a atenuação das gritantes desigualdades do mundo contemporâneo.

Neste dia, não podia faltar a esta cerimónia, para, com a minha presença, significar o apreço que tenho pela vossa acção e saudar todos os rotários portugueses, incentivando-os a prosseguir denodadamente os seus projectos. Estimulo, particularmente, os nossos jovens quadros a que exerçam uma actividade solidária, contribuindo para dar maior coesão à nossa sociedade que, apesar de democraticamente consolidada, tem um défice de cidadãos mais activos, podendo encontrar-se no movimento rotário uma excelente escola de cidadania activa. Os clubes rotários podem, desse modo, contribuir para uma interessante integração intergeracional e de género, como escolas de civismo e de democracia que são.

Renovo as minhas saudações a todos os membros do Rotary e desejo-vos as maiores felicidades numa acção tão meritória e útil para a comunidade e para a construção de um mundo melhor.