Visita ao liceu Molière

Paris
13 de Abril de 2005


Senhor Provisor do Liceu Molière
Senhores Professores
Caros estudantes


É com grande prazer que visito este prestigiado estabelecimento de ensino.

Quero felicitar a comunidade educativa, na pessoa do Senhor Provisor, pela qualidade do trabalho aqui desenvolvido e pelo esforço que me foi dado testemunhar em favor de uma escola multicultural que prepara os seus alunos para os novos desafios da sociedade.

Acredito que o futuro dos nossos países e também o futuro da Europa dependem, em grande parte, da qualidade da educação e da formação. Porque é aí que se joga o desenvolvimento das nossas sociedades, a realização das pessoas, assim como a qualidade das nossas democracias.

É, pois, importante que a escola eduque tendo por base os valores democráticos e o respeito pelas liberdades e que dê a cada aluno os instrumentos de integração e sucesso.

Quero agradecer os vossos testemunhos que me agradaram muito.

Nesta visita a França, quis dar um destaque especial à língua portuguesa. Tive razão ao fazê-lo e hoje, depois de vos ter ouvido, sinto grande orgulho ao ver o lugar da língua portuguesa nas vossas aprendizagens e nas vossas vidas. É tocante ver como jovens de diferentes origens se esforçam para aprender o português. Como forma de prepararem o seu futuro profissional e de se valorizarem no plano cultural e também como homenagem aos seus antepassados.

Creio que a aprendizagem do português é uma escolha certa e um trunfo para o vosso futuro. O espaço da língua portuguesa está em plena expansão económica. A nossa língua é uma ferramenta de trabalho com muitas potencialidades. A nossa língua é, também, um instrumento de cidadania na Europa e no mundo.

Plena de história e veículo de expressão de várias culturas, nomeadamente através da literatura, da música e do cinema, a língua portuguesa é um passaporte para cinco continentes, falada nos países que constituem a Comunidade de Países de Língua Portuguesa: Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Como defensor da causa do português, esta reunião foi para mim motivo de grande prazer e orgulho.

Bem-hajam!