Recepção oferecida à Comunidade Portuguesa no México

Cidade do México (Visita de Estado ao México)
12 de Novembro de 1999


É com sentida emoção que me encontro hoje entre vós, no termo desta minha visita de Estado ao México. Uma emoção que é ditada pelo reconhecimento do vosso valor e da vossa capacidade de afirmação no país que generosamente vos acolheu.
Tenho um profundo respeito e uma enorme admiração pela forma tão natural como todos os compatriotas aqui presentes se integraram plenamente na sociedade mexicana, mantendo, ao mesmo tempo, bem viva a sua ligação a Portugal.
A vossa participação no progresso e desenvolvimento deste grande país é, para todos os portugueses, motivo de legítimo orgulho.
Quero deixar-vos aqui o testemunho muito caloroso do meu apreço e os votos sinceros de maior sucesso para a vossa vida pessoal e profissional, na certeza de que todos continuarão a prestigiar o nome de Portugal em terras mexicanas.
Esta recepção dá-me, igualmente, a grata ocasião de homenagear duas personalidades ímpares que muito contribuíram para aproximar o México e Portugal.
Francisco de Paula Oliveira Júnior, conhecido como Pavel, que aqui tomou o nome de Antonio Rodriguez, já não se encontra entre nós, mas dele perdura a vastíssima e multifacetada obra que nos legou, abarcando o romance, a crítica literária e artística, o ensaio, a grande reportagem. Foi seguramente uma das figuras mais notáveis da diáspora de portugueses que, neste século, tiveram de buscar noutros países a liberdade que lhes era negada na sua própria terra.
Este português de invulgar talento e cativante personalidade entrou, muito justamente, na lista de nomes que marcaram a vida cultural mexicana do século XX. É com muito prazer que entregarei a suas filhas a condecoração com que deliberei agraciá-lo, prestando-lhe, em nome do Povo português, um merecido tributo.
Terei, igualmente, o gosto de aqui condecorar o Dr. Francisco Cervantes, um cidadão mexicano que, pela sua lusofilia e lusofonia apaixonadas, se tornou, ao longo dos anos, quase num português. O conhecimento e a divulgação no México da nossa literatura, e em particular de Fernando Pessoa, muito devem ao seu empenho e ao seu trabalho entusiasta.
Creio que não poderia haver melhor ocasião para homenagear Pavel e Francisco Cervantes do que este convívio com a comunidade portuguesa.
A todos e cada um de Vós quero agradecer-vos a vossa presença.