Encontro com a Comunidade Portuguesa

Rio de Janeiro, Brasil
24 de Abril de 2000


Meus Amigos,

Reservei as últimas horas da minha estadia no Brasil para este encontro com a comunidade portuguesa do Rio de Janeiro, com os luso-descendentes e com todos os amigos brasileiros com quem a nossa comunidade sabe que pode contar.

Fi-lo para dirigir a todos uma mensagem de orgulho e de confiança. Orgulho em tudo o que a comunidade portuguesa representa, na sua história exemplar de dignidade e de trabalho, na sua inserção ímpar na sociedade brasileira. Confiança no futuro, no futuro do Brasil em que acreditamos e no futuro das novas gerações de luso-descendentes que trazem ao século que começa o valor inestimável da síntese das culturas em que nasceram e foram educados.

A comunidade portuguesa no Brasil tem uma longa história. Como em todas as emigrações, foram os mais carenciados e desprotegidos que decidiram partir; mas, também como em todas as emigrações, foram simultaneamente os mais arrojados e empreendedores que tomaram este caminho.

A emigração portuguesa para o Brasil foi numerosa e constante desde a independência até meados do século XX, constituindo sem dúvida o principal fluxo migratório proveniente do nosso país. Esta corrente de povoamento constituiu sempre um valor inquestionável no relacionamento luso-brasileiro, reforçando uma indesmentível afectividade entre os dois povos. A comunidade portuguesa no Brasil soube desde cedo construir uma riquíssima rede de instituições e associações, quer de socorros mútuos, quer de beneficência, quer de ensino e cultura, de que destacaria as beneficências, os gabinetes de leitura, os liceus literários, as diversas casas regionais.

Essas instituições são expressão de uma vitalidade e de um espírito de solidariedade que souberam sempre assumir a total abertura à sociedade brasileira, a não exclusão dos mais humildes e a ausência de discriminação racial foi, por exemplo, o Vasco da Gama o primeiro clube de futebol brasileiro a admitir jogadores negros, no princípio do século XX. Mas esse acervo riquíssimo terá hoje de revitalizar-se através da participação dos jovens, dos luso-descendentes e dos brasileiros interessados na nossa cultura, na actividade dessas instituições. No novo contexto do relacionamento entre os dois países vai, sem dúvida, reforçar-se a presença da nossa comunidade no Brasil.

Meus amigos,

Se é certo que terminou a emigração, porque a nossa sociedade já não é falha de perspectivas como o era no passado, é de ressalvar agora que o volume de investimentos portugueses no Brasil atinge hoje um valor impensável há poucos anos. Portugal é o investidor estrangeiro no Brasil, com cerca de 45% do nosso investimento no exterior aplicado neste país. Este facto, e a profunda mudança da imagem de Portugal no Brasil que ele veio acarretar, levam-me a reforçar a minha mensagem de confiança. Se Portugal está cada vez mais presente no Brasil, a nossa comunidade, que tanto contribuíu com o seu trabalho e com o seu espírito empreendedor para a economia brasileira, certamente irá adquirir uma ainda maior visibilidade e ver acrescido o respeito que de todos já merece.

Meus Amigos

Portugal sabe quanto vos deve. Mas se Portugal não pode perder-vos, deveis também, pela vossa parte, acompanhar as profundas mudanças que o nosso país conheceu nestes últimos anos. Sei que deixaram um país muito menos próspero, muito menos livre, muito menos justo. O Portugal de hoje tem, naturalmente, problemas, conhece injustiças, enfrenta carências. Mas o caminho percorrido nos últimos vinte e cinco anos constituiu um indesmentível progresso, que todos podem medir no dia a dia, quando visitam Portugal. É um desenvolvimento de que nos orgulhamos esse progresso deve-se ao regime democrático e ao esforço de todos os portugueses, onde quer que estejam, que apostam num Portugal cada vez mais moderno, mais justo e mais solidário.

Viva Portugal!