Apresenta cumprimentos de Boas-Vindas a Sua Santidade o Papa João Paulo II

Aeródromo de Trânsito Nº1 (AT-1)
12 de Maio de 2000


Santidade,

A Vossa presença em terra portuguesa, para uma nova visita apostólica, a terceira, representa uma grande distinção, que é, para nós, motivo de reconhecimento e de júbilo.

Queira Vossa Santidade aceitar o testemunho do nosso profundo respeito e a saudação que, em nome de Portugal, lhe dirijo, neste momento de tão alto significado.

Os valores do humanismo universalista estão intimamente ligados à nossa identidade cultural. Na nossa História de muitos séculos, a Igreja Católica assumiu um lugar de grande relevo e esteve presente em acontecimentos decisivos.

É também em nome desses valores que o Povo português tem expressado a sua solidariedade para com o Povo de Timor-Leste e que aclamou, nas ruas, o heroísmo da Igreja timorense.

Santidade,

Ao recebermos o Papa, temos presente a mensagem que, neste Ano do Grande Jubileu, não tem cessado de dirigir a todos os povos da Terra – a de que os direitos do Homem, a solidariedade, o desenvolvimento, a justiça e a paz são os fundamentos insubstituíveis de um Mundo melhor para todos os seres humanos.

Ao defender, corajosamente, a urgência da compaixão em vez do egoísmo, da concórdia em lugar do conflito, do direito em oposição à violência e ao arbítrio, da dignidade da pessoa e do trabalho humano contra a sua subordinação aos puros interesses do mercado, da liberdade em vez da opressão, do diálogo entre religiões em lugar da desconfiança, da memória contra o esquecimento, o Papa João Paulo II tem assumido a voz dos que a não têm – das pessoas e dos povos que sofrem, que são excluídos e esquecidos.

Quero, em nome da República Portuguesa, dizer-lhe, Santidade, que escutamos os Vossos apelos solenes e juntamos a nossa voz à das mulheres e dos homens de boa-vontade, que esperam, desejam e lutam pela chegada de um tempo de maior liberdade, justiça e dignidade para todos os seres humanos.

Renovo a Vossa Santidade a minha saudação respeitosa, que acompanha o testemunho de gratidão e de apreço pela honra insigne e pela prova de afecto e consideração que esta visita representa para Portugal e para o seu Povo. Em seu nome, acolho e dou as boas-vindas a Vossa Santidade, desejando que se sinta bem entre nós.