A António Poiares Baptista (No acto de Agraciamento)

Coimbra
03 de Outubro de 1997


Começo por cumprimentar os participantes nas Jornadas Internacionais de Dermatologia de Coimbra e, em especial, os representantes das prestigiadas instituições que se associaram na homenagem que aqui nos trouxe hoje.
O Professor Poiares Baptista, já o disseram antes de mim, é uma personagem ímpar de universitário, médico e cidadão.
O seu currículo é vasto: professor da Faculdade de Medicina de Coimbra, titular de lugares de destaque nesta Faculdade, catedrático de Dermatologia, Director dos Hospitais da Universidade, Vice-Reitor da Universidade de Coimbra, cidadão atento e interveniente em momentos difíceis da nossa vida colectiva.
Mas permitam-me destacar um aspecto que constitui, provavelmente, a razão principal de aqui nos encontrarmos. É que o Professor Poiares Baptista não se limitou a ser médico, o que já não seria pouco, foi e é um Mestre. Criou uma Escola com projecção europeia, dedicou à investigação e ao ensino uma grande parte da sua vida, orientou e incentivou a formação de várias gerações de dermatologistas.
Mas a Universidade Portuguesa vai seguramente continuar a ouvir a sua voz de responsabilidade ética e cultural, de compromisso e de compreensão, de saudável convivência interdisciplinar.
A Saúde e a Medicina, em Portugal, vão certamente reter a mesma voz de responsabilidade ética, de cumprimento escrupuloso dos deveres deontológicos, de dedicação persistente na descoberta, na partilha e na aplicação do desenvolvimento científico e tecnológico. Princípios, aliás, que deveriam estar presentes na conduta dos diversos protagonistas do sistema de saúde.
Professor Poiares Baptista, agradeço-lhe em nome dos Portugueses e em especial dos doentes que beneficiaram do seu esforço, competência e dedicação ao longo de anos.