Sessão Solene na Câmara Municipal de Porto Santo

Porto Santo
28 de Março de 1998


Cumpro, com esta viagem, uma das minhas mais gratas tarefas como Presidente da República: estar próximo dos portugueses, conhecer as suas realizações e os seus anseios. É com particular prazer que percorro estas Ilhas e testemunho nelas a vitalidade e o empenho com que madeirenses e portosantenses procuram olhar de frente a realidade, tirar o maior partido das condições de que dispõem, do desenvolvimento de que já desfrutam e procuram as energias e soluções necessárias para vencer os desafios.
É emocionante verificar a coragem com que estes povos ultrapassaram os precários níveis de vida existentes à data do 25 de Abril e se esforçaram para chegar onde chegaram.
Senhor Presidente do Governo Regional, deposito nas suas mãos a expressão do estímulo e da confiança do Presidente da República na capacidade de trabalho e de realização de todos os habitantes da Madeira e do Porto Santo.
O futuro destas Ilhas depende de uma aposta na qualidade do seu desenvolvimento económico e social. Todos são necessários para assegurar o futuro desta região Autónoma e contribuir, assim, para o desenvolvimento do todo nacional. Todos são necessários. É importante que participem, que tomem consciência de que nas suas mãos repousa não apenas o esforço do trabalho necessário, mas também a participação no debate e na reflexão sobre os caminhos a trilhar.
A todos confio a minha esperança . A todos asseguro a atenção permanente do Presidente da República ao desenvolvimento desta Região.
A população da Madeira, com o calor e ternura com que tem recebido, a mim e a Maria José, conquistou o nosso coração.
Brindo à Madeira e ao Porto Santo.