Cerimónia de Imposição do Grande Colar da Torre e Espada a Sua Majestade o Rei de Espanha

Palácio de Belém
11 de Setembro de 2000


Majestade,

Na hierarquia das Ordens Honoríficas Portuguesas, a Ordem da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito é a primeira de entre elas. Nos termos da Lei, o seu grande colar apenas pode ser usado pelos cidadãos portugueses que tenham exercido as funções de Presidente eleito da República Portuguesa, após o termo do respectivo mandato.

É esta a condecoração que decidi atribuir a Vossa Majestade, prevalecendo-me da excepção legal que o Governo português entendeu definir em vossa expressa intenção.

Ao atribuí-la e, acrescidamente, ao solicitar a vossa concordância para a impor nesta cerimónia solene, pretendo assinalar a fraternidade e a excelência das relações entre os nossos dois países e, sobretudo, o respeito e o carinho que a Nação e o Povo português tributam a Vossa Majestade.

Os portugueses têm bem presente a amizade sempre manifestada pela vossa Família para com Portugal e têm-lhes sido particularmente gratas as manifestações constantes dessa amizade que Vossa Majestade tem prodigalizado. E sentem-se honrados pela circunstância dessa amizade ser protagonizada por quem tão nobre e sagazmente representa o Reino de Espanha e o consolidou, por vezes em condições muito difíceis, nos caminhos da liberdade, da democracia, do progresso e da paz.

Agradeço-vos pois, Majestade, por terdes acedido em aceitar esta suprema prova de estima e de respeito de Portugal e dos portugueses, que agora tenho a grande honra de vos impor.