Brinde do Presidente da República por ocasião do Jantar oferecido em honra de Suas Majestades os Reis de Espanha

Pinhão
13 de Setembro de 2000


Majestades

É com especial prazer que acolho Vossas Majestades nestas terras altas do interior, debruçadas sobre o Douro, cujas águas partilhamos e que reveste a maior importância para as gentes das extensas regiões que, em Portugal e Espanha, atravessa.

Sendo, da Península Ibérica, o terceiro em comprimento e o segundo pela área da bacia hidrográfica, o rio Douro é outrossim, para nós, Portugueses, parte da nossa história passada e vector de identidade regional e nacional.

A paisagem duriense, marcada pelas altas montanhas xistosas que nos rodeiam, rasgadas pelo curso lento do rio que assim traça uma via de acesso dos homens ao mar, impressiona pelo seu carácter austero e áspero, pelo seu silêncio majestoso, pelo vinhedo que cobre as encostas e que sabemos tantas labutas ter custado às gerações passadas que incansavelmente domaram a terra para dela retirarem pão e vinho. Do pão, sabem os filhos do Douro quanto a sua cor é laboriosa. Do vinho a que me refiro, ao Porto, o seu sabor do mundo inteiro é conhecido.

Diz um adágio antigo que “ao bom amigo, com teu pão e com teu vinho”. Que ao abrigo desta sabedoria milenar, me seja permitido evocar o nosso apreço pelas coisas simples mas verdadeiras, pelos laços perenes que nos unem, pelo comum desejo de os reforçar ainda mais.

Peço a todos que me acompanhem num brinde pelo bem-estar pessoal de Sua Majestades o Rei Juan Carlos I e a Rainha Sofia, e pela amizade entre Espanha e Portugal.