Cerimónia Inaugural do Templo Hindu

Lisboa
04 de Novembro de 1998


Tenho muito gosto em estar presente na Cerimónia Inaugural do Templo, erigido pela comunidade Hindú de Portugal, nesta cidade de Lisboa.
   
Este Templo representa, como disse o Presidente da Comunidade Hindu, "um esforço de inserção na sociedade portuguesa", que tradicionalmente aberta, tolerante e livre, tem mantido, desde há séculos, relações com os mais diversos povos e comunidades.

É também esse o entendimento do Estado Português e é esse o significado da minha presença aqui.

De facto, o Portugal democrático garante, entre os seus direitos fundamentais, a liberdade religiosa e assegura o respeito pelas manifestações dos fiéis dos diferentes credos e também por aqueles que não têm religião.
   
A tolerância afirma-se perante o que é diferente e é uma condição de paz e de convivência. Partilhamos com Mahatma Gandhi, cuja estátua inaugurámos, o mesmo desejo de um mundo solidário, fraterno e pacífico. Partilhamos também com essa grande figura do nosso século a compaixão pelos que sofrem e o respeito por todos os seres da Natureza.

Lisboa, com a edificação deste Templo e de um novo centro cultural, ficará mais rica e com uma ampliada e mais viva diversidade multicultural.

Este acto inaugural representa o culminar de um intenso trabalho desenvolvido pela comunidade Hindú em Portugal, desde 1976. Saúdo, neste momento, todos aqueles que, com a sua iniciativa o seu trabalho e o seu apoio, contribuíram para que este sonho se tornasse realidade.

Este Templo, que estará ao serviço da Comunidade Hindu, constitui também um símbolo de universalidade e de respeito pelos outros. Esses são valores muito caros aos portugueses e estão inscritos no melhor da nossa tradição cultural e histórica, que tem o humanismo universalista como referência fundamental.

Acreditamos que o Mundo do próximo milénio terá de ser construído num efectivo, e não apenas retórico, diálogo ecuménico de culturas, civilizações e religiões, que deve começar no interior de cada sociedade.

Felicito-vos por esta grande iniciativa e pela capacidade empreendedora aqui demonstrada. Sabemos que esta casa será uma casa de tolerância, de paz e de solidariedade humana, reflectindo assim o espírito da vossa Comunidade. Por isso, é com muita alegria que aqui estou a desejar as maiores felicidades a todos vós.