Cerimónia de Entrega dos Prémios Norte-Sul

Assembleia da República, Lisboa
24 de Novembro de 2000


Senhor Presidente da Assembleia da República
Senhor Representante do Secretário Geral do Conselho da Europa
Senhor Presidente do Conselho Executivo do Centro Norte-Sul
Ilustres premiados
Minhas Senhoras e Meus Senhores

É com viva satisfação que, mais uma vez, me associo a esta cerimónia de entrega dos Prémios Norte-Sul, que se reveste este ano de particular significado por decorrer no décimo aniversário da criação do Centro Norte-Sul.

Ao conceder estes prémios, o Conselho da Europa tem vindo a prestar uma justa homenagem a um conjunto de personalidades que se distinguiram pelo seu contributo em favor dos direitos humanos, da solidariedade, da democracia e da paz.

A essa lista de nomes ilustres, juntam-se hoje os de Marguerite Barankitse e de Mário Soares.

A figura de Mário Soares, de todos conhecida, não requer apresentação. O seu alto perfil de estadista, o seu empenho nas causas humanistas, a sua acção no âmbito nacional e internacional, marcada sempre por uma visão de largo alcance, como se revelou, por exemplo, na Presidência da Comissão Mundial dos Oceanos, a sua cultura de raíz universalista conjugam-se para o tornar uma personalidade ímpar, com uma projecção internacional que largamente ultrapassa o contexto europeu. Representa este prémio mais uma distinção por uma actividade política corajosa e incansável, sempre guiada pelos valores da paz, da democracia, do respeito pelos direitos humanos, que lhe granjeou, com toda a justiça, um enorme prestígio.

A senhora Marguerite Barankitse tem-se notabilizado pela indomitável coragem e extraordinária abnegação com que, num Burundi martirizado por conflitos étnicos sem quartel, se dedicou a salvar crianças, vítimas da guerra e da SIDA, sem cuidar da sua origem ou condição, apenas movida por um sentimento de generosidade e solidariedade. Abrigando, protegendo, alimentando e reconfortando milhares de crianças nos centros de acolhimento que criou, verdadeiros portos de abrigo no meio da turbulência e da barbárie que tantos milhares de pessoas vitimaram, a senhora Barankitse é prova viva de como uma atitude individual pode marcar a diferença entre a vida e a morte para milhares de seres humanos.

Os prémios que tive a honra de entregar representam um sinal de reconhecimento pela acção que Vossas Excelências vêm desenvolvendo em favor de um conjunto de princípios e de valores que constituem a razão de ser do Conselho da Europa. O vosso exemplo representa para todos nós um estímulo para continuarmos, sem desfalecimento, a combater pelas causas da paz, da liberdade, da tolerância, da democracia e do respeito pelos direitos humanos.