Discurso do Presidente da República por ocasião da Cerimónia de Boas-Vindas em Government House

Ottawa
28 de Maio de 2001



Senhora Governadora Geral,

Em nome do povo português e no meu próprio, gostaria de agradecer as palavras de boas vindas que acaba de proferir.

É para mim motivo de particular alegria percorrer, de costa a costa, o Canadá, naquela que constitui a primeira Visita de Estado do meu segundo mandato como Presidente da República.

O facto de ela coincidir com o quinto centenário da chegada de Gaspar Corte Real à Terra Nova, marco inicial de um longo e rico relacionamento, é também altamente simbólico.

Ao longo de cinco séculos de contactos ininterruptos, o nosso relacionamento tem-se sempre renovado e actualizado.

Para isso muito contribuiu e contribui a presença neste país de uma vasta comunidade luso-canadiana que aqui encontrou uma sociedade aberta e acolhedora.

Portugal e o Canadá fazem hoje parte de uma comunidade euro-atlântica, cujos membros se pautam pelos valores da democracia, dos direitos humanos e do Estado de direito. Lado a lado, defendemos e promovemos a paz, seja na Bósnia ou em Timor, e pugnamos por um mundo mais justo e mais humano.

Espero que a minha visita contribua para desenvolver esta constante parceria, reforçando os laços históricos, de amizade e aliança, que unem os nossos dois Estados.

É esse o meu desejo e o meu objectivo. Para que nos possamos conhecer ainda melhor, colaborar mais activamente em desígnios comuns, enriquecer mutuamente pela troca de experiências e conhecimentos.

Acredito, Senhora Governadora Geral, que das relações entre os nossos dois países muito temos ainda a esperar. Unamos pois esforços para que, juntos, possamos enfrentar os desafios do futuro.