Discurso do Presidente da República por ocasião do almoço oferecido em sua honra pela Governadora Geral do Canadá

Ottawa
28 de Maio de 2001


Exmª. Senhora Governadora Geral,
Exmº Senhor John Ralston Saul,
Exmºs Senhores Membros do Governo,
Minhas Senhoras e meus Senhores,


Há quinhentos anos os portugueses aportaram pela primeira vez a estas paragens, dando a conhecer ao Velho Mundo um Novo Mundo. Hoje, os luso-descendentes fazem parte integrante da sociedade canadiana, contribuindo para a sua especificidade própria e reforçando, pela sua presença aqui, uma relação especial entre os nossos países, caracterizada pela confiança e pela renovação. Passado e futuro aliam-se assim naturalmente, gerando um entendimento único, de que poucos povos se poderão gabar.

Para os portugueses o Canadá sempre foi, e continua a ser, sinónimo de terra de futuro e de oportunidades.

Encaramos, pois, com entusiasmo as relações entre o Canadá e Portugal, as quais, ao longo de cinco séculos de contactos ininterruptos, não cessaram nunca de se actualizar e reinventar, alimentando-se de uma partilha muito rica de projectos e de vivências .

A presença dos portugueses nestas paragens e o seu contributo para a construção do Novo Mundo confunde-se com a história deste país e perde-se na memória dos tempos. Nomes portugueses e o nome de Portugal estão assim ainda hoje presentes em inúmeras famílias canadianas e baptizam vastas parcelas deste território : Labrador, Cabo Raso, Boa Ventura, Ilha das Flores, Porto Novo ...

Para os milhares de portugueses que, ao longo de mais de um século, viveram da árdua faina do bacalhau, aliás evocada em exposição que aqui ontem tive o prazer de inaugurar, o Canadá constituiu almejado porto de abrigo e terra de acolhimento.

O mesmo acolhimento foi dispensado a todos os meus compatriotas que, a partir dos anos cinquenta, procuraram deste lado do Atlântico as condições de vida e as oportunidades que, numa conjuntura adversa, a pátria não lhes proporcionava. A todos o Canadá generosamente recebeu e integrou. De todos fez seus cidadãos.

Constitui para nós motivo de particular satisfação e orgulho saber que os mais de meio milhão de portugueses e luso-descendentes residentes neste país são hoje agentes activos e parte integrante da sociedade canadiana, contribuindo para o seu desenvolvimento e para a riqueza da sua diversidade.


Excelência,

Quero testemunhar hoje a minha homenagem ao povo canadiano pela forma como tem sabido transformar numa realidade o projecto de construção de uma grande nação multicultural e também de expressar a minha admiração pelo modo aberto e natural como, ao longo dos anos, recebeu e integrou tantos e tão diversos emigrantes, entre os quais, como já disse, muitos portugueses. Essa é uma lição que importa reter. Cultivar os valores da tolerância e do respeito pela diferença é, reconheçamo-lo, tarefa crescentemente necessária, no mundo conturbado e cada vez mais global em que vivemos. A sociedade multicultural canadiana constitui a este respeito um exemplo notável.

Apesar de habituados, pela nossa História universalista, a contactar diferentes povos e culturas, pela primeira vez nos confrontamos, também em Portugal, com os fenómenos específicos decorrentes da imigração.

Estou certo que, neste contexto de mudança, a troca de experiências com o Canadá se revelará particularmente frutífera.


Senhora Governadora Geral,

Vivemos num mundo que se transforma, confrontado com um inexorável movimento de globalização, cujas oportunidades teremos de saber aproveitar e cujos riscos importará prevenir. Os próximos anos continuarão a ser de mudança. Portugal, enquanto seu membro pleno, participará no complexo processo de alargamento e reforma interna da União Europeia. O Canadá confrontar-se-á com os desafios da ALCA. No âmbito da ONU e da NATO, aliança de que ambos somos membros fundadores, continuaremos empenhados em contribuir para a paz.

Não esquecemos o notável papel desempenhado pelo Canadá durante os dois últimos conflitos mundiais, tantas vezes ignorado, bem como a nossa participação conjunta nas missões internacionais de paz na Bósnia-Herzegovina e em Timor Leste.

Desde o 25 de Abril, Portugal pauta a sua política externa pelos valores da tolerância e do humanismo. O Canadá é bem conhecido pelo seu activo empenhamento internacional na defesa dos direitos fundamentais e do bem estar do ser humano. Unamos pois esforços, por forma a que seja o Homem, independentemente da sua raça, sexo, credo ou condição social, o grande beneficiário de toda a mudança ! Juntamente, combatamos os flagelos da guerra, da doença e da pobreza, lutemos contra a discriminação e a exclusão, procuremos legar às gerações vindouras um meio ambiente são e perspectivas globais e equilibradas de desenvolvimento !

Unamos enfim as mãos pela construção de um mundo melhor, livre da iniquidade e do arbítrio.


Senhora Governadora Geral,

Permita-me que agradeça, em meu nome pessoal e no do povo português, a hospitalidade com que eu, a minha mulher e a comitiva que nos acompanha, aqui temos sido acolhidos.

Percorrer este vasto e pujante país de costa a costa constitui sem dúvida uma oportunidade única, permitindo-nos colher uma impressão viva da sua extraordinária riqueza e da sua diversidade cultural e geográfica.

Contactar os largos milhares de portugueses e luso-descendentes aqui radicados - Comunidade empreendedora de que o Canadá, estou certo, muito pode ainda esperar – é para nós um raro privilégio.

Promover o intercâmbio económico e comercial entre os nossos países constitui igualmente nosso objectivo. Acompanha-me, nesta minha visita, uma importante delegação empresarial, que aqui desenvolverá inúmeros contactos. Trata-se de um terreno muito promissor, do qual, estou certo, o espírito empreendedor de canadianos e portugueses saberá retirar um máximo de benefícios mútuos.

Aberto ao exterior, respeitado internacionalmente, membro da União Europeia, Portugal mudou profundamente nos últimos trinta anos. Desejo que a minha visita contribua para um melhor conhecimento do meu país por parte dos canadianos : da sua economia, da sua cultura, da sua oferta comercial e turística, da sua riqueza gastronómica. Estou também seguro de que reforçará os importantes laços de amizade que unem os nossos dois Estados e povos.

Encaremos, pois, o futuro com o rasgo e a audácia que levaram, há quinhentos anos, Gaspar Corte Real e os da sua gesta, a demandar as águas geladas e desconhecidas do Atlântico, em busca de novos Mundos e de novas Gentes !

Gostaria de formular um brinde à saúde de Sua Excelência a Governadora Geral do Canadá e de seu marido, bem como ao desenvolvimento e reforço dos laços de amizade e cooperação que unem os nossos Estados e Povos.


Viva o Canadá ! Viva Portugal !