Discurso do Presidente da República por ocasião da Inauguração do Museu da Cidade de Coimbra - Edifício Chiado - "Colecção Tello de Morais"

Coimbra
16 de Julho de 2001


No dia em que abre ao público, nesta bela Cidade de Coimbra, um espaço cultural instalado num edifício emblemático, de grande valor e riqueza patrimonial – o Edifício Chiado – todos nos congratulamos por vermos este imóvel, não só recuperado, mas ao serviço do público.

Maiores são as razões de contentamento ao sabermos que aqui ficará instalada uma magnífica colecção de arte, que se deve à grandeza de alma e ao sentido do interesse comum demonstrados por Maria Emília e José Tello de Morais, ao ofereceram generosamente um riquíssimo e valioso património artístico, constituído por pintura, mobiliário, cerâmica, escultura, pratas e outras peças de grande qualidade.

Quero neste momento, enaltecer este gesto e saudar a Professora Maria Emília Tello de Morais e seu marido, o Doutor José Carlos Tello de Morais expressando-lhes o reconhecimento do país. Com esta dádiva significaram de forma tão bela o seu amor à cidade de Coimbra e deram uma admirável lição de civismo e dedicação à causa da cultura.

Quero igualmente felicitar o Presidente e a vereação da Câmara Municipal de Coimbra que souberam entender bem tão generoso gesto dos legatários e fazer dele uma oportunidade de valorizar culturalmente a cidade, dotando-a de um novo equipamento de grande qualidade.

Estão assim de parabéns todos aqueles que, das mais diversas formas, contribuiram para a concretização deste primeiro núcleo do Museu da Cidade, valorizando assim a memória e os valores de Coimbra através do tempo.