Declaração sobre os ataques terroristas contra os EUA

Lisboa
11 de Setembro de 2001


Quero partilhar com os portugueses o meu profundo choque e incredulidade perante os bárbaros ataques terroristas de que os Estados Unidos foram hoje alvo.

Esta é uma hora de luto, luto que, estou certo, é partilhado por todos os portugueses. Com efeito, não podemos deixar de nos sentir directamente atingidos com a brutalidade do que presenciámos e a dimensão da tragédia.

Às autoridades e ao povo americano, bem como aos familiares das vítimas, quero exprimir a nossa total solidariedade e transmitir-lhes, publicamente, em nome do povo português, as nossas mais sentidas condolências e o nosso sentimento de profundo pesar e revolta.

Estamos perante atentados de uma gravidade sem precedentes. Neste momento, é necessário reafirmar, com toda a clareza e determinação, a nossa mais veemente condenação do terrorismo.

Tenho estado em contacto permanente com o Senhor Primeiro Ministro. Estou seguro que os portugueses saberão viver estes momentos dificeis com calma e serenidade, na certeza de que foram accionados todos os meios necessários para acautelar a sua segurança. Às Comunidades luso-americanas, a todos os portugueses que se encontram nos Estados Unidos em visita e aos seus familiares, dirijo uma palavra especial de conforto e de esperança de que nenhum dos nossos compatriotas tenha sido vítima destes trágicos acontecimentos.