Discurso do Presidente da República por ocasião da Cerimónia de Lançamento da Obra "Os Presidentes da República Portuguesa"

Palácio de Belém
27 de Novembro de 2001


É para mim um grande gosto acolher nas instalações do futuro Museu da Presidência da República o lançamento deste livro. Agradeço a vossa presença e quero aproveitar esta oportunidade para vos dizer duas palavras sobre o projecto deste Museu.

Promovi a sua criação porque penso que ele vem preencher uma lacuna e cumpre objectivos cívicos, culturais e pedagógicos. Como residência oficial do Presidente da República, o Palácio de Belém, para além do seu interesse patrimonial, tem um significado simbólico que leva a que os cidadãos o visitem e se revejam no seu simbolismo. Por isso, creio termos o dever de pôr à disposição do público a informação essencial sobre o órgão de soberania Presidente da República, a história da instituição e os titulares do cargo ao longo dos tempos.

Nesse sentido, convidei uma equipa de historiadores, coordenada pelo Prof. António Costa Pinto, e uma equipa de técnicos de museologia, coordenada pelo Dr. Diogo Gaspar, cabendo a uma a direcção científica do projecto e à outra a sua concretização museológica. Os trabalhos preparatórios estão já em fase avançada.

O professor Costa Pinto teve a ideia de promover a edição de uma obra sobre os Presidentes da República Portuguesa, de que assumiu a coordenação. Fê-lo, como é óbvio, com inteira independência, escolhendo livremente os outros autores.

Em democracia, não há historiografia oficial e as visões da história e dos seus protagonistas são plurais. Este livro é um contributo para o estudo da nossa história contemporânea. Agradeço ao coordenador, aos autores e às editoras Temas e Debates e Círculo de Leitores a sua proficiência. O Museu está aberto a apoiar iniciativas como esta e todo o estímulo que puder dar a um maior conhecimento do que somos e do que temos sido é um dos seus objectivos. Este terá de ser um Museu aberto, inovador e vivo, aberto à investigação e à divulgação.

Apelo a todos os que possam dar o seu apoio, com especial menção para os antigos Presidentes da República e para os familiares dos que ocuparam o cargo e já não estão entre nós.

Estou muito reconhecido ao Doutor António Barreto pela sua disponibilidade para fazer a apresentação desta obra. Profundo
conhecedor da sociedade portuguesa e da sua evolução, as suas opiniões, mesmo ou sobretudo quando são polémicas, têm a marca da originalidade, do rigor científico e da visão ampla.

Agradeço a presença de todos. O Museu da Presidência da República, a que a edição desta obra está ligada, contribuirá, espero, para tornar as instituições políticas mais próximas dos cidadãos e da sociedade. É o que nós desejamos.