Discurso do Presidente da República por ocasião do Lançamento do Albúm "Júlio Resende - Como se Tudo Fosse Infinito"

Valbom
30 de Novembro de 2001


Quero, antes de mais, saudar o Mestre Júlio Resende, meu querido amigo, neste muito especial “Lugar do Desenho” e neste dia de alegria para todos os que o admiram. É com o maior gosto que estou presente no lançamento da obra “Júlio Resende – Como se tudo fosse infinito”, um magnífico livro que se deve à iniciativa da editora Campo das Letras, que felicito.

Esta edição é mais uma prova da vitalidade e do interesse que a obra de Júlio Resende provoca. Sendo um dos grandes mestres da arte portuguesa do nosso tempo, marcou profundamente muitas gerações de artistas. Pintor de um raro talento e homem de grandeza e sensibilidade, é bem merecedor deste testemunho escrito, inspirado na sua obra pictórica e na sua personalidade.

A densidade e a força dos textos de tão ilustres colaboradores desta edição, aos quais testemunho o meu apreço, falam por si. Estes textos são o resultado da amizade e da admiração dos seus autores por Júlio Resende e pela sua obra.

O álbum, com a exemplar direcção gráfica de Armando Alves, é uma obra que vem abrir novas perspectivas e novas leituras à obra do grande pintor.

No ano em que decorre o Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura, este álbum faz todo o sentido, pois o Mestre Resende é uma grande figura da cidade do Porto.

Em boa hora o lançamento deste livro se faz no Lugar do Desenho. Este espaço aberto à comunidade representa um marco importante na vida cultural deste concelho, pois aqui se têm proporcionado vivências culturais para um cada vez mais vasto público. O trabalho já feito é motivo de orgulho e representa uma garantia para o futuro. Devo e quero expressar este reconhecimento público aos que dirigem e apoiam a Fundação Lugar do Desenho.

Parabéns a Júlio Resende e muito obrigado pelo exemplo que nos dá de vitalidade e de amor à arte. Como seu amigo e admirador, estou aqui para lhe dar um abraço afectuoso. Como Presidente da República, a minha presença representa o reconhecimento do país pelo muito que tem feito pela nossa cultura.