Brinde do Presidente da República por ocasião do almoço em honra do Presidente da República Gabonesa

Palácio de Belém
17 de Dezembro de 2001


Excelência
Minha Senhora
Senhores Ministros
Minhas Senhoras e meus Senhores

Constitui para mim motivo de grande satisfação ter Vossa Excelência correspondido ao convite para visitar Portugal que tive ocasião de lhe endereçar quando nos encontrámos no passado mês de Junho em Nova Iorque.

Sabemos que o Presidente Omar Bongo é um amigo de Portugal e um homem de Estado com uma vasta experiência e um conhecimento ímpar do continente africano.

Esse conhecimento, aliado ao prestígio e respeito de que goza entre os seus pares, tem permitido a Vossa Excelência desenvolver uma acção mediadora a favor da paz em diversos conflitos que continuam a assolar o continente africano.

Essa acção merece-nos o maior apreço, pois todos sabemos que a paz e a estabilidade política são condições essenciais para o desenvolvimento económico e social de que África tanto carece.

Muito especialmente, considero de inteira justiça expressar públicamente o nosso reconhecimento pelo contributo empenhado e valioso de Vossa Excelência e do governo gabonês nas complexas diligências que conduziram à libertação, este ano, dos nossos compatriotas raptados em Cabinda.

Vossa Excelência, por seu lado, conhece os laços especiais, de ordem histórica e afectiva, que existem entre Portugal a África.

Desenvolvemos uma cooperação intensa, nos mais variados domínios, com os países africanos de expressão portuguesa, a que estamos indissoluvelmente ligados pela história, pela língua, pela cultura, e por múltiplos laços humanos.

Na nossa acção internacional, designadamente no âmbito da União Europeia, procuramos dar um contributo positivo para o desenvolvimento do continente africano no seu todo, promovendo a sua inserção na economia internacional e procurando formas de combater os flagelos da pobreza, da doença e da conflitualidade que continuam a afligi-lo cruelmente.

Foi por nossa iniciativa que se realizou, no decurso da nossa Presidência da União Europeia, a primeira cimeira África-Europa. Preparamo-nos agora para receber, em Lisboa, em 2003, a próxima cimeira, que constituirá, estou certo, uma ocasião privilegiada para o aprofundamento das relações entre africanos e europeus.

Estamos por isso interessados em promover com países africanos amigos, como o Gabão, um contacto mais estreito, seja no plano político, económico ou cultural.

No plano político as nossas relações podem já ser consideradas excelentes, embora haja ainda margem para as aprofundar. Compete-nos agora explorar melhor o potencial existente no campo económico. Parece-nos que o conhecimento que os nossos agentes económicos têm do continente africano, aliado a um desejo mútuo de diversificação de mercados, nos abrem boas perspectivas neste domínio.

Neste contexto, consideramos o Acordo Quadro de Cooperação, assinado em Janeiro passado entre os nossos dois Governos, um importante instrumento para desenvolver as nossas relações, sendo importante que entre rápidamente em vigor.

Registamos também com agrado a assinatura, esta tarde, de um Acordo de Cooperação entre a Associação Industrial Portuguesa e a Câmara de Comércio, Indústria, Agricultura e Minas do Gabão. Estamos convictos de que a este outros se seguirão, para benefício dos nossos dois países.

Senhor Presidente
Meus caros amigos

Esta visita constituirá, sem dúvida, um marco no nosso relacionamento, que desejamos mais próximo e intenso.

É assim com o maior prazer que peço para me acompanharem num brinde pelo reforço e desenvolvimento das relações de cooperação e amizade existentes entre Portugal e a República Gabonesa, pela prosperidade do povo gabonês e pela saúde e bem estar do seu Presidente.