Discurso do Presidente da República por ocasião do Jantar em honra do Presidente da República do Mali, Alfa Konaré

Palácio de Belém
18 de Fevereiro de 2002


Excelência
Minha Senhora
Senhores Ministros
Minhas Senhoras e meus Senhores

É para mim e para minha Mulher uma honra e um grato prazer, acolher entre nós uma tão prestigiada personalidade africana. Portugal tem vindo a acompanhar com interesse a exemplar trajectória do Mali no sentido da consolidação da democracia, do desenvolvimento económico e do respeito pelos direitos humanos. Sabemos o papel fundamental que Vossa Excelência, ao longo dos últimos dez anos, desempenhou nesta evolução. Evolução que faz hoje do Mali um caso paradigmático de boa governação no contexto do conturbado continente africano.

Acompanhámos igualmente com regozijo os esforços desenvolvidos por Vossa Excelência em prol da paz e da estabilidade na região da África Ocidental, esforços que lhe granjearam um merecido respeito entre os seus pares africanos, mas também na Europa e além Atlântico.

Sabemos por fim como tem sido importante a intervenção de Vossa Excelência na defesa do processo de integração regional do continente africano, sem o qual este dificilmente conseguirá fazer frente aos exigentes desafios da globalização.

Partilhamos pois a mesma visão quanto às condições de que dependerão o desenvolvimento e a afirmação de África no panorama internacional : ambos sabemos que o progresso não é possível sem paz, estabilidade e democracia, ambos estamos conscientes da importância de que se reveste a integração regional como forma de contornar a marginalização, face aos grandes movimentos da economia global, ambos apostamos, finalmente, no diálogo, como forma de resolução e prevenção dos conflitos.

Contamo-nos entre os primeiros a defender um aprofundamento e a institucionalização do diálogo entre europeus e africanos, processo no qual, de forma empenhada, temos vindo a participar, pelo que será com redobrado interesse que, em 2003 acolheremos em Lisboa a próxima Cimeira África-Europa.

Mantemo-nos também inteiramente disponíveis para cooperar activamente com o Mali, bem como com as organizações africanas pertinentes, no domínio da prevenção de conflitos, vertente que, no âmbito do diálogo União Europeia – África, tem vindo a merecer a nossa particular atenção.

Senhor Presidente,

Estou certo de que a sua presença entre nós, naquela que é a primeira visita de um Chefe de Estado do Mali a Portugal, marcará o início de um novo ciclo do relacionamento entre os nossos dois países.

O Acordo Geral de Cooperação, assinado em 1999, estabeleceu as coordenadas de um intercâmbio que se adivinha frutuoso e mutuamente benéfico.

É pois com particular satisfação que registamos a assinatura, no decurso desta visita de Vossa Excelência a Portugal, do primeiro Protocolo Adicional àquele Acordo, prevendo o financiamento do projecto de construção de uma vila artesanal em Tombouctou ! Esperamos dessa forma contribuir para a promoção do desenvolvimento económico e turístico do Mali, bem como para a preservação da cultura africana, crescentemente ameaçada pela globalização.

Desejamos que as relações entre os nossos dois países, quer do ponto de vista político, quer económico, se fortifiquem e desenvolvam. Estamos certos que nos encontramos no bom caminho.

Numa nota final, não poderia deixar de lhe transmitir, Senhor Presidente, os nossos mais sinceros parabéns pela excelente organização do Campeonato de Futebol das Nações Africanas, que tanto prestigiou o Mali, aproximando-o de todos aqueles que partilham a paixão por aquele desporto, como é o caso dos portugueses !

Conhecidos que são os especiais laços de amizade e cooperação que nos ligam a África, é como um amigo, permita-me que o diga, Excelência, que o recebemos em Portugal. O Continente Africano deve-lhe já muito, Senhor Presidente, mas estou certo, muito tem ainda a esperar de si !

Gostaria que me acompanhassem num brinde pelo reforço e desenvolvimento dos laços de cooperação e amizade que ligam Portugal ao Mali, pela prosperidade do povo maliano e pela saúde e bem estar do seu Presidente.