Nota à Comunicação Social - Resultado das reuniões no âmbito do Euro 2004

Palácio de Belém
06 de Março de 2002


Como é do conhecimento geral, foram, em instâncias internacionais ligadas ao futebol, levantadas dúvidas sobre a capacidade de Portugal honrar os compromissos que assumiu como país organizador do Campeonato da Europa de Futebol em 2004.

Essas dúvidas podiam pôr em causa o bom nome de Portugal e o seu prestígio perante as instituições junto das quais se comprometera com prazos e planos de execução precisos.

Na sequência dos contactos desenvolvidos pelo Presidente da República, verificou-se existirem garantias bastantes de que não serão prejudicados os direitos de Portugal realizar aquela competição internacional.

O Presidente da Republica pôde, de facto, constatar, por parte dos responsáveis políticos e dos dirigentes desportivos, uma preocupação comum no respeito escrupuloso dos compromissos internacionais assumidos por Portugal para a realização do Euro 2004.

A todos os intervenientes apelou o Presidente da República no sentido de um empenho acrescido na procura de soluções para os problemas pendentes, de forma construtiva, num clima de confiança e de serenidade, consentâneo com os interesses nacionais.