Discurso do Presidente da República por ocasião da Sessão Solene na Câmara Municipal de Tunes

Tunes
27 de Fevereiro de 2002


Senhor Presidente da Câmara,
Minhas Senhoras e meus Senhores,

Desejo, antes de mais, agradecer-lhe o acolhimento tão caloroso que me dispensou, bem como a organização deste encontro que tanto me apraz.

Vossa Excelência conhece bem a minha afeição por esta cidade, que visitei por diversas ocasiões na qualidade de Presidente da Câmara de Lisboa, para discutir o estreitamento dos laços entre estas duas cidades que estão, aliás, associadas por um Acordo de Cooperação e Amizade.

Desde então, quantas mudanças ocorridas: o reordenamento da paisagem urbana, a reabilitação da medina, a parte nova da cidade em pleno progresso, plena de dinamismo e vitalidade.

Daí o prazer que sinto, como antigo presidente da câmara que fui, ao revisitar Tunes, cidade à beira do Mediterrâneo sobre a qual sopra um vento de modernidade, mas que soube preservar o património ancestral de que é depositária, cidade essa cuja atmosfera familiar nos restitui um parentesco cultural partilhado.

Senhor Presidente da Câmara,
Minhas Senhoras e meus Senhores,

Como sabem, estamos ligados pela nossa história e pela nossa cultura. Devemos aproveitar essa herança comum para desenvolver as nossas relações, reforçar a cooperação e promover o diálogo entre os nossos povos.

Pessoalmente, acredito nas virtudes das relações de proximidade, dos contactos directos selados no terreno e nas vantagens das parcerias estabelecidas entre as autoridades locais em áreas concretas, sobre problemas que afectam o quotidiano das pessoas.

As sociedades modernas deparam-se com desafios idênticos: preservar ou melhorar a qualidade de vida, fomentar a tolerância, combater o desemprego, a exclusão social, a corrupção, a criminalidade e a violência. Ora, é aos autarcas e aos municípios que compete a responsabilidade de encontrar as respostas para estes problemas, é a eles que os cidadãos se dirigem para ver resultados. Ganharemos em partilhar os problemas, em trocar pontos de vista, em pôr as soluções em comum.

Como vêem, abre-se todo um campo de cooperação pronto a ser laborado. Saibamos, no futuro, aprofundar o nosso diálogo e estreitar mais os laços de amizade luso-tunisina.

Senhor Presidente da Câmara, Senhoras e Senhores, muito obrigado.