Discurso do Presidente da República por ocasião da entrega do Galardão do Ano ao Cineasta Manoel de Oliviera

Lisboa
27 de Março de 2002


Ao atribuir o Prémio deste ano a Manoel de Oliveira, a Associação da Imprensa Estrangeira escolheu distinguir uma grande figura da cultura portuguesa, conhecida e prestigiada internacionalmente.

Ainda recentemente tive oportunidade de testemunhar ao vivo o grande prestígio de que goza, por ocasião da bela homenagem que lhe foi prestada em França, no Centro Pompidou.

Os filmes de Manoel de Oliveira, pela sua originalidade e qualidade estética, são uma referência do cinema contemporâneo. Portugal tem orgulho em Oliveira e na sua obra. Tem orgulho na vitalidade, na perseverança, na sabedoria, na energia criadora do grande realizador, cuja obra, filme após filme, não pára de nos surpreender, como é o caso, para citar um exemplo recente de "O Porto da Minha Infância".

Felicito a Associação de Imprensa Estrangeira pela sua feliz escolha. Renovo a Manoel de Oliveira a minha admiração, o meu apreço e a minha amizade. E o reconhecimento do País pelo enriquecimento e a projecção que dá à nossa cultura, como este Prémio é mais uma prova.