Discurso do Presidente da República por ocasião da Inauguração do Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz

Figueira da Foz
01 de Junho de 2002


Senhor Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz
Senhor Presidente da Assembleia Municipal da Figueira da Foz
Senhores Membros do Governo
Senhor Bispo de Coimbra, Excelência Reverendíssima
Minhas Senhoras e Meus Senhores

É com grande prazer que estou presente nesta inauguração do Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz. Esta cidade, herdeira de uma tradição de prestígio, dotada de uma grande beleza natural e que conhece um grande desenvolvimento turístico, conta, a partir de agora, com este novo equipamento que representa um ampliar das possibilidades de acção cultural que até hoje existiam.

A construção deste complexo cultural abre, à cidade e a toda a região envolvente, novas possibilidades, permitindo a organização de acontecimentos culturais de impacto e dimensão, que até agora eram de difícil realização, por falta de infraestruturas adequadas.

Um investimento desta envergadura vem decisivamente contribuir para a descentralização cultural, constituindo também um motor de desenvolvimento económico, pois, como hoje sabemos, a arte e a cultura, para além do seu insubstituível valor próprio, tem um significado económico crescente.

Na visita que acabo de realizar às instalações do Centro de Artes e Espectáculos pude verificar as suas possibilidades e o seu convite à criatividade. Esta Casa acolhe, desde o primeiro dia, várias exposições sobre a Figueira da Foz, os seus artistas plásticos, o teatro amador, músicos e grupos corais. Muitas outras manifestações se seguirão e que, estou certo, tornarão este centro num lugar vivo de criação e de divulgação, e num verdadeiro fórum aberto a todos os públicos, de todas as idades e interesses culturais, aos visitantes de fora, aos turistas. A sua excelente localização, no parque das Abadias e com o Museu Municipal Dr. Santos Rocha ao lado, permitirá ainda que surjam muitas ocasiões de complementaridade e cooperação entre várias instituições e equipamentos culturais do concelho. Mas, mais do que uma infra-estrutura material, um centro cultural é o que nele se cria e é a comunicação entre os criadores e o público.

Felicito a Câmara Municipal da Figueira da Foz e o seu presidente, o Eng.º António Duarte Silva, meu velho amigo. Saúdo também o anterior Presidente da Câmara, Dr. Pedro Santana Lopes que lançou este projecto.

Cumprimento também o autor do projecto, o Arq. Luís Marçal Grilo, pela concepção deste belo edifício e toda a equipa envolvida na sua concepção e construção.

Desejo que este Centro assuma um papel revigorante na vida cultural do concelho e da região, assumindo-se como um centro de cultura viva, um centro de diálogo entre as práticas artísticas e o público, um centro de criatividade e inovação.

Este é um desafio essencial para que este investimento seja eficaz. Estou certo que assim será, esta exigência não será descurada pela população, que deseja um Centro Cultural actuante. Parabéns a todos pela obra. A Figueira da Foz há muito que merecia um empreendimento cultural desta envergadura.