Discurso do Presidente da República por ocasião do Grande prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores, à escritora Agustina Bessa Luís

Tróia
06 de Julho de 2002


É com muito gosto que estou, mais um ano, em Tróia, nesta espécie de ritual de verão, em que se celebra a literatura portuguesa e se festeja um escritor que a enriquece e continua com a sua obra.

Saúdo o meu querido e velho amigo José Manuel Mendes. A sua acção à frente da APE tem direito ao nosso reconhecimento, pela dedicação, pela inteligência e pela determinação. Num tempo em que tudo parece resumir-se ao que é imediato e passa, estar dedicado ao que perdura, mas não se vê, é um acto que exige devoção, humildade e sentido de serviço à comunidade.

Este ano reunimo-nos aqui para homenagear Agustina Bessa Luís. Foi já ela quem ganhou o primeiro Grande Prémio de Romance e Novela da APE, em 1983, com “Os Meninos d’Oiro”. Agora, dezanove anos depois, com o “O Princípio da Incerteza – Jóia de Família”, volta a ser consagrada com o prestigiado galardão. Esta homenagem reiterada acompanha, confirma e renova o apreço e a admiração que cada livro de Agustina tem justamente merecido.

Grande escritora, que se afirmou logo nos inícios da sua carreira, com a Sibila, a sua obra é, reconhecidamente, das mais poderosas, originais e fecundas da nossa literatura contemporânea. Os seus romances inventam poderosos mundos ficcionais, em que o poder de criar personagens, a argúcia psicológica e a astúcia narrativa se juntam à invenção linguística, ao dom da ironia e à capacidade de captar o espírito do lugar e o ar do tempo. Obra de raízes, muito ligada ao seu Norte natal, os seus frutos são, porém, universais pela aguda apreensão da condição humana e pela ressonância metafísica dos actos, comportamentos, sentimentos, conflitos e situações. As personagens de Agustina, nomeadamente as femininas, têm uma força extraordinária. Obra de grande fôlego, pela extensão e pela profundidade, permanecerá como um grande monumento de palavras.

Quero felicitar Agustina Bessa Luís por este Prémio e expressar-lhe, em nome de Portugal, o nosso reconhecimento pelo muito que tem enriquecido a nossa literatura.

Este Prémio, que este ano comemora os seus 20 anos de existência, é também uma celebração da língua e da literatura portuguesa. Quero saudar todos os escritores portugueses e manifestar-lhes a nossa gratidão pelo que nos dão e pelo muito que prestigiam o nosso país.