Brinde do Presidente da República por ocasião do jantar oferecido pela Fundação Portugal - Catalunha

Barcelona
10 de Julho de 2002


Minhas Senhoras e meus Senhores

Foi com muito prazer que aceitei o convite da vossa Fundação para este jantar, trazendo aqui o meu estímulo à vossa acção em prol do aprofundamento das relações entre a Catalunha e Portugal.

Ao longo dos anos e em muitas visitas que aqui fiz, aprendi a respeitar nesta terra a forte personalidade, a rica identidade linguística e cultural, a criativa inserção na modernidade, a activa participação no desenvolvimento de Espanha, o apego ao valor do trabalho, o orgulho pela obra feita e a inabalável confiança no futuro.

A economia catalã andou sempre a par da poderosa cultura que aqui se forjou e que tanto contribuiu para moldar a modernidade europeia, no passado e no presente. Ambas se reforçaram mútuamente numa exemplar interacção que é uma das chaves para compreendermos o desenvolvimento da Catalunha e o prestígio que merecidamente conquistou.

A integração europeia de Espanha e Portugal abriu, como todos sabemos, novas potencialidades às nossas relações, sobretudo na área económica. Os resultados estão à vista e atestam bem a vitalidade e o dinamismo dos nossos empresários e investidores.

Todavia, as trocas económicas e comerciais entre a Catalunha e Portugal não atingiram ainda uma expressão proporcional ao desenvolvimento das relações luso-espanholas. Creio que a Fundação Catalunha Portugal tem aqui um papel de relevo a desempenhar. A sua constituição vem preencher uma lacuna. Com o entusiasmo e a dedicação dos seus membros, estou certo que contribuirá para imprimir um maior dinamismo às nossas relações. Saúdo por isso com todo o carinho esta iniciativa.

Como escreveu o grande escritor Josep Pla num livro de viagens, curiosamente intitulado "Direcció Lisboa" (e peço a vossa antecipada indulgência para o meu catalão):

"Els diners, els negocis, el comerç, la industria uneixem la gent. La idea que tenem de les seves virtuts — que sempre son tradicionals — els separen".

Podemos por isso esperar que o aprofundamento das nossas relações económicas se traduza num melhor conhecimento recíproco, ajudando a desfazer alguns preconceitos que ainda perduram, e no reforço dos laços de amizade que nos unem.

Muito obrigado. Moltes gracies