Discurso dp Presidente da República por ocasião da Cerimónia de Homenagem ao Cónego Belarmino Afonso

Bragança
28 de Setembro de 2002


Neste local em que tive a oportunidade de visitar a interessante exposição "A Construção de uma Identidade" é extraordinariamente grato poder ter a presença do Cónego Belarmino Augusto Afonso, o homem que muito contribuiu para a organização da Biblioteca Pública e deste Arquivo Distrital que dirigiu.

Quero saudar o Senhor Cónego e realçar todo o trabalho que produziu nas áreas da história local, da arqueologia e da cultura em geral. Fundador e director de inúmeras publicações dedicadas a Trás os Montes e ao Alto Douro, é um humanista com uma vasta obra particularmente na etnografia e na história do Norte de Portugal.

A obra de Belarmino Afonso, académico e estudioso de grande envergadura é de uma invulgar extensão e um exemplo de dedicação, humildade, sentido e desejo de servir.

Sabemos que os seus interesses não se restringem apenas ao estudo e conhecimento do passado. Toda a sua intervenção intelectual tem sido orientada para a compreensão do tempo presente e atenta às exigências do futuro. A sua acção não se circunscreve às bibliotecas e arquivos. É um homem também da comunicação social com uma atenção e acuidade em relação ao seu meio e às questões e problemas actuais.

O Cónego Belarmino Afonso é bem merecedor do apreço e carinho de todos nós; as suas qualidades, as suas virtudes e a sua inteligência colocam-no, sem dúvida, entre os mais ilustres transmontanos. Por isso nos reunimos neste lugar e nesta ocasião tão significativa para o homenagear, é nosso desejo dar-lhe testemunho de reconhecimento.

Esta é, sem dúvida, uma merecida e justíssima distinção como todos sentem com o orgulho de ver distinguido um dos seus melhores.

Por todas estas razões, quis incluir nesta tão significativa visita a Bragança este acto no qual presto, em nome de Portugal, a homenagem ao Doutor Belarmino Afonso desejando-lhe as maiores felicidades.