Discurso do Presidente da República por ocasião da Cerimónia de Condecoração de Vicente Todolì

Fundação de Serralves
12 de Novembro de 2002


Nesta visita à Fundação de Serralves desejo testemunhar, mais uma vez, o meu apreço por esta instituição, pelo seu modelo de funcionamento e pela sua actividade.

Essa actividade continuada e inovadora concretiza um ambicioso projecto no domínio da arte contemporânea, que tem obtido o reconhecimento nacional e internacional, confirmado quer pelo prestígio crescente de que desfruta, quer pela adesão do público. Por tudo isto, podemos dizer, com verdade, que Serralves figura nos circuitos internacionais de arte contemporânea e é uma referência de que nos orgulhamos. Foi assim que o Museu de Serralves pôde contar, durante seis anos, com a colaboração de Vicente Todlì, conceituado curador e especialista de arte contemporânea, possuidor de um notável curriculum neste domínio.

A acção de Vicente Todolì, como director do Museu de Arte Contemporânea de Serralves, foi notável de dinamismo e criatividade, contribuindo para o reforço do papel desta instituição no panorama das artes plásticas, no período crucial da construção, abertura e afirmação do novo Museu. Com muita eficácia, Todolì contribuiu para dar a Serralves um brilho, uma qualidade e um cosmopolitismo que é hoje um valioso património da instituição e da cultura portuguesa.

Por isso, aproveitando esta visita e esta reunião do Conselho de Fundadores, quero expressar o mais vivo reconhecimento pela acção de Vicente Todolì nesta casa. Desejo-lhe também as maiores felicidades nas suas novas funções na Tate Modern, fazendo votos de que se mantenham vivas e activas as relações entre Todolì e o nosso país. Ao novo director do Museu, João Fernandes, quero também desejar o maior êxito na tão aliciante tarefa de dirigir uma das nossas mais prestigiadas instituições no campo da arte contemporânea.

Em sinal de reconhecimento pelos serviços prestados à cultura portuguesa, vou agraciar Vicente Todolì com a Comenda da Ordem de Sant’Iago da Espada.