Discurso de SEXA PR por ocasião do Jantar oferecido em honra de SAR o Príncipe das Astúrias

Palácio Nacional de Queluz
02 de Junho de 2003


Alteza,

É com grande honra e particular alegria que acolhemos Vossa Alteza, uma vez mais, em Portugal.

Em primeiro lugar, porque a presença entre nós do Príncipe das Astúrias, somando-se a uma multiplicidade de visitas, muitas vezes de carácter informal, entre os Chefes de Estado e de Governo dos nossos dois países, reflecte bem a intimidade e a confiança que caracterizam hoje o nosso relacionamento bilateral.

Em segundo lugar, porque ela é também portadora de uma mensagem de continuidade e de projecção no futuro, constituindo, para espanhóis e portugueses, um incentivo no sentido do permanente aprofundamento e renovação das relações políticas, económicas, culturais e sociais, que historicamente unem os nossos dois povos e Estados.

Finalmente, porque as raras qualidades pessoais de Vossa Alteza, que tenho tido o privilégio de apreciar ao longo de anos de convívio regular, fazem de cada um destes encontros um motivo intrínseco de interesse e um momento profícuo de diálogo e troca.

Vossa Alteza é hoje a imagem da Espanha moderna, inovadora, vibrante e multifacetada que nos habituámos a admirar. Faço votos de que a sua estadia entre nós lhe permita conhecer ainda melhor o Portugal também dinâmico, criativo e empreendedor que, com exigência, nos empenhamos diariamente em construir.


Alteza,

Espanha e Portugal são dois Estados vizinhos, ambos membros da União Europeia, ambos parceiros na Aliança Atlântica, ambos atribuindo às relações com a orla sul do Mediterrâneo uma particular importância, ambos, também, fortemente ligados à Ibero-América. Bilateralmente, assistimos a uma crescente convergência e intensificação das relações entre os dois países, nas mais diversas áreas, que é importante continuar a incentivar.

No plano internacional, atravessamos presentemente, é sabido, tempos decisivos de mudança. Confrontamo-nos com importantes desafios que terão reflexos duradouros no nosso futuro colectivo enquanto europeus e cidadãos do mundo, debatemo-nos contra ameaças antes insuspeitas, que urge combater com determinação e bom senso. Estou certo, Alteza, que a maturidade, a abertura e o espírito de diálogo que caracterizam hoje o relacionamento entre espanhóis e portugueses constituirão um valioso contributo na busca de soluções que, quer a nível bilateral, quer no contexto mais alargado da Europa e do mundo, melhor servirão os superiores interesses da paz, do pluralismo e do progresso.

Peço a todos que me acompanhem num brinde pela amizade entre Portugal e Espanha, pela prosperidade dos nossos dois países, pelas felicidades pessoais de Suas Majestades o Rei e a Rainha de Espanha e pelo bem estar do Príncipe das Astúrias.