Discurso de Boas Vindas de SEXA PR na recepção a Sua Excelência o Presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva

Torre de Belém
10 de Julho de 2003


Senhor Presidente

É com grande emoção e alegria que recebo Vossa Excelência em Portugal.
Uma visita de um novo Chefe de Estado do Brasil constitui sempre motivo de júbilo, pois se trata de ocasião singular para renovar vínculos de história e laços de afecto entre portugueses e brasileiros que calam fundo no nosso coração e a que queremos dar nova projecção.

Mas não é apenas o Chefe de Estado de um país irmão que hoje pretendo homenagear. É também a figura humana cujo percurso pessoal constitui, para todos os deserdados, exemplo de perseverança e de triunfo sobre a adversidade; o homem político no qual milhões de brasileiros depositam as suas esperanças para alcançarem uma vida melhor; o Presidente da República cuja eleição, a todos os títulos exemplar, virou uma nova página na história do Brasil; o estadista no qual o mundo inteiro tem os olhos postos com enorme expectativa.

Ao longo de uma vida de tenaz luta política, Vossa Excelência teve a dura experiência da pobreza, conheceu a prisão, provou por mais de uma vez o sabor amargo da derrota. Mas de todas as provações sempre emergiu mais forte e determinado, no seu combate incessante por um Brasil mais justo, mais próspero e mais solidário. Ao ser eleito Presidente da República com o voto de 57 milhões de brasileiros, Vossa Excelência tornou-se o símbolo vivo da pujança da democracia brasileira, da sua maturidade, da sua esperança no futuro. Estou convicto que essa esperança não será defraudada.

Porque nos orgulhamos de ter ajudado a erguer essa grande nação que é o Brasil; porque conhecemos e acreditamos profundamente no seu povo; porque nos sentimos intimamente ligados ao Brasil por laços de história e de cultura; porque estamos convencidos que as nossas relações, assentes numa cumplicidade feita tanto de afectos como de interesses, têm ainda um enorme campo aberto para se desenvolverem; por todas estas razões recebemos a visita de Vossa Excelência a Portugal com profunda alegria e atribuimos-lhe o mais alto significado.

É pois com maior regozijo que lhe dirijo, Senhor Presidente, caro Amigo, em nome de todos os portugueses, as mais calorosas e sinceras boas vindas a esta terra que desejo sinta como sua.