Discurso de SEXA PR por ocasião da Condecoração do Presidente do Banco Central Europeu, Dr. Willem Duisenberg


02 de Outubro de 2003


Senhor Presidente do Banco Central Europeu
Senhores Governadores dos Bancos Centrais Nacionais da Zona Euro
Senhores Membros da Comissão Executiva do Banco Central Europeu
Distintos Convidados
Minhas Senhoras e Meus Senhores

Esta cerimónia destina-se a homenagear o Senhor Willem Duisenberg, Presidente do Banco Central Europeu, e a instituição a que preside, pelo contributo dado para a criação da União Económica e Monetária, um acontecimento de importância histórica para a Europa e do maior interesse para todos e cada um dos países da Zona Euro.

Até assumir em 1997 a presidência do Instituto Monetário Europeu, o órgão que antecedeu o Banco Central Europeu, o Senhor Duisenberg teve uma carreira profissional bastante diversificada. Após cinco anos como docente universitário e uma tese de doutoramento sobre "As consequências económicas do desarmamento" e de outro tanto tempo de trabalho no Fundo Monetário Internacional, o Senhor Duisenberg exerceu, sucessivamente, as funções de consultor do Banco Central da Holanda, professor na Universidade de Amesterdão, ministro das Finanças, membro do Parlamento holandês, administrador de um banco comercial e Presidente do Banco Central da Holanda.

Foi neste cargo, que desempenhou com excelentes resultados durante mais de dez anos, que granjeou a reputação de campeão da estabilidade monetária que depois o catapultou para o exercício das mais elevadas funções monetárias a nível europeu: primeiro, Presidente do Instituto Monetário Europeu e, depois, desde 1 de Junho de 1998, Presidente do Banco Central Europeu.

Sem exagero, pode dizer-se que o Senhor Duisenberg acompanhou, como testemunha ou participante activo, o processo de integração monetária europeia praticamente desde o seu começo com o Relatório Werner, em 1969, ano em que foi consultor do Banco Central da Holanda, até à introdução das notas e moedas de euro, no início de 2002, efectuada sob a sua direcção como Presidente do Banco Central Europeu.

Ao agraciar o Senhor Duisenberg com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique a República Portuguesa condecora o Homem que, como Presidente do Instituto Monetário Europeu e do Banco Central Europeu, deu um importante contributo para a criação e lançamento do euro, a nossa moeda, e que tem sido o responsável pela definição e condução da política monetária europeia. Esta e o euro também são uma manifestação da nossa vontade de partilhar um futuro comum com outros povos europeus.

O Estado Português está reconhecido e grato por tudo o que o Senhor Duisenberg fez em prol da unificação e da estabilidade monetária na Europa. O testemunho desse reconhecimento pelo seu mérito e da gratidão pelo seu trabalho fica simbolizado pela Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique que agora tenho a honra de lhe impor em nome da República Portuguesa.