Declaração de Sua Excelência o Presidente da República

Palácio de Belém
10 de Julho de 2004


Recebi com muito pesar e tristeza a notícia do falecimento da engenheira Maria de Lurdes Pintasilgo, de quem era velho amigo e admirador.

Perdemos assim uma cidadã notável, que serviu Portugal nos mais altos cargos e funções, sempre com grande talento, dedicação inexcedível e numa atitude permanentemente inovadora. Como primeira-ministra, embaixadora, deputada ao Parlamento Europeu, marcou a sua acção por um sentido ímpar de serviço à comunidade, pela energia contagiante e mobilizadora, pela originalidade de propostas e métodos de trabalho, que sacudiam as rotinas do pensamento e os hábitos instalados, pela militância nas grandes causas emancipadoras e solidárias do nosso tempo. Militante católica, intelectual universalista, mulher de reflexão e de acção, a sua palavra foi, muitas vezes, pioneira e abriu novos horizontes.

Como seu amigo, estou muito consternado e apresento sentidas condolências aos que lhe eram próximos. Como Presidente da República, presto homenagem à sua memória, perante a qual me curvo em sinal de reconhecimento e de respeito.